Compra Direta transformou a alimentação de 13 mil pessoas em Paranavaí


  

No ano passado a Prefeitura de Paranavaí lançou o Programa Compra Direta, em parceria com o Governo do Estado e o Provopar. Funciona com o Estado fazendo a aquisição de itens de produtores e agricultores locais e repassando para entidades sociais e educacionais.

Veja também: Superintendente da Conab lança o programa Compra Direta

A diretora do CEI Semente da Esperança ressalta que a alimentação balanceada reflete no melhor aprendizado e no desenvolvimento das funções motoras e cognitivas.
A diretora do CEI Semente da Esperança ressalta que a alimentação balanceada reflete no melhor aprendizado e no desenvolvimento das funções motoras e cognitivas.

São 75 pequenos produtores beneficiados que, com sua variedade de produtos e a facilidade na distribuição, estão transformando a rotina alimentar de mais de 13 mil pessoas de 60 entidades do município. A distribuição é feita na sede do Provopar instituições cadastradas pela Secretaria Municipal de Agricultura.

Uma vez por semana as crianças do Centro de Educação Infantil Semente da Esperança tomavam suco de laranja ou tinham a fruta para sobremesa. Hoje a situação é bem diferente. Graças ao Compra Direta, a entidade pode oferecer suco ou doce de laranja todos os dias, e os alunos gostam muito. Quem garante é a diretora do Semente da Esperança, Rose Maria Alvim. Segundo ela, o programa melhorou a alimentação das crianças, “garantindo muitos benefícios para todos”.

Até mesmo a salada é apreciada pelas crianças. “Quando não tem salada, elas cobram”, conta Rose. Ela explica que o cardápio variado é essencial para que os alunos consumam todos os nutrientes de que precisam. A alimentação balanceada reflete no melhor aprendizado e no desenvolvimento das funções motoras e cognitivas. Entre os produtos que compõem as refeições servidas para as crianças do Semente da Esperança estão frutas, verduras e mandioca. O CEI Semente da Esperança, no Jardim São Jorge, atende 150 crianças de oito meses a cinco anos.

No Asilo Lins de Vasconcelos, os resultados também têm sido muito bons. O diretor-presidente da entidade, Wandereli do Nascimento Giraldes, diz que antes do Compra Direta era preciso comprar a maioria dos alimentos servidos para as 35 pessoas que moram lá. Quando não havia recursos para as compras, era necessário contar com doações. “Agora temos pão, biscoito, mandioca, verduras, feijão e até iogurte”, comenta Giraldes, referindo-se aos produtos que antes eram raros no asilo.

A quantidade de refeições também aumentou de quatro para cinco, comemora o diretor-presidente da entidade. Além disso, com a alimentação mais balanceada, os idosos ganham na questão da saúde. “Mudamos o estilo da alimentação e as pessoas estão vivendo melhor. O programa é a nossa menina dos olhos e todos estão muito contentes”, confirma Giraldes. Segundo ele, o dinheiro que não é gasto com esses alimentos garantidos pelo Compra Direta é investido na compra de outros produtos de que o Lins de Vasconcelos precisa.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto