Conferência das Cidades vai traçar diagnóstico dos problemas enfrentados por Paranavaí


  

Desde setembro deste ano a Prefeitura de Paranavaí e o Codep (Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí) estão trabalhando na preparação da 4ª Conferência Municipal das Cidades. O evento será realizado no próximo dia 9, às 8 horas, e deverá reunir representantes de entidades, como sindicatos e movimentos de trabalhadores, representantes de ONGs, dos empresários e de conselhos profissionais. O objetivo da conferência é traçar um diagnóstico dos principais problemas e necessidades que o município enfrenta. A Conferência Municipal das Cidades será na Casa do Advogado (Rua Neuza Cascão Borba, 1.635).

Realizada desde 2003, a Conferência das Cidades é uma oportunidade para que representantes da sociedade promovam e participem de debates sobre habitação, saneamento básico, infraestrutura. Eles respondem a uma série de perguntas e elaboram propostas que podem, futuramente, se tornar programas federais. De acordo com a diretora de Habitação do município, Silvia Sasaki, muitos recursos liberados para Paranavaí neste ano são frutos de propostas elaboradas em anos anteriores, durante as conferências das cidades.

A diretora de Habitação, Silvia Sasaki, destacou que a Conferência Municipal das Cidades tem grande importância para o desenvolvimento regional. Ela explicou que as propostas elaboradas precisam ser abrangentes, apontando soluções para problemas comuns a diferentes cidades. “A Conferência das Cidades garante a participação social na elaboração de programas de governo”, reforçou. Silvia Sasaki ressaltou que propostas bem encaminhadas geram bons resultados para toda a sociedade, com ações que promovem qualidade de vida.

Durante a realização do evento, uma palestra irá esclarecer o que é exatamente e como a Conferência das Cidades pode mudar os rumos não somente de Paranavaí, mas de todos os municípios do Brasil. A intenção é alcançar o progresso, garantindo à população cada vez melhores condições de vida. Para isso, quatro eixos definem as diretrizes do evento. Cada um desses eixos irá apontar duas propostas que poderão ser escolhidas para serem apresentadas na Conferência Estadual das Cidades.

Uma comissão com 10 representantes do poder público e 10 da sociedade civil foi formada para preparar o evento. À frente da organização, o grupo ajudará a escolher os 30 delegados (15 titulares e 15 suplentes) para representar Paranavaí na Conferência Estadual das Cidades, que deve ser realizada em abril de 2010. De lá, sairão novas propostas para serem levadas à Conferência Nacional das Cidades, que deverá ser promovida em maio do ano que vem.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto