Construção de um novo canal na Gabriel Esperidião poderá custar quase R$ 1 milhão


  

Uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira (30/12) no gabinete do prefeito Rogério Lorenzetti discutiu as próximas ações a serem tomadas pelo município no sentido de fechar a cratera aberta na Avenida Gabriel Esperidião e liberar a via para o tráfego de veículos.

Veja também:
Avenida Gabriel Esperidião continua interditada
Infraestrutura avalia estragos causados pela chuva

De acordo com os engenheiros do município, a estimativa de custo para a construção de um canal novo chega a aproximadamente R$ 1 milhão de reais e levará, pelo menos, seis meses para ser concluída. Durante todo este período a via terá que ficar interditada.

O engenheiro civil da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Fábio Yoneyama, explicou que existem duas opções: uma seria tentar recuperar a parte demolida do canal e reaproveitar a parte que não sofreu estragos. A outra seria fazer a construção de um canal totalmente novo, opção esta aprovada pelo prefeito.

De acordo com o engenheiro da Sedur, a construção de um novo canal representa mais segurança, já que o restante do canal que não foi demolido pela cratera também pode estar comprometido. Além disso, ao optar pela construção de um canal novo, a equipe vai trabalhar sem a presença da água, já que o rio só será desviado para o local depois que a obra for totalmente concluída. Isso pode acelerar o ritmo da obra, uma vez que não haverá problemas com o período de chuvas, por exemplo.

Um ponto que ainda precisa ser definido é o método de execução da obra. São três opções: moldado em loco, pré-moldado ou túnel ármico (um tubo metálico montado no canal). Segundo Fábio, esta decisão deve sair na primeira quinzena de janeiro, assim que o estudo de custo beneficio for concluído e forem feitos os contatos com os fornecedores.

O prefeito, juntamente com os engenheiros, também continuará estudando uma forma de utilizar o máximo possível da estrutura e mão-de-obra do município no sentido de reduzir o valor da construção. Segundo ele, a terceirização da obra só será feita quando for de extrema necessidade.

A reunião desta quinta-feira ainda contou com a presença do secretário de Infraestrutura, Eurípedes Lemes Silva, da engenheira da Seinfra, Lídia Mikie Ota, do Diretor de Habitação, Moacir Ferreira Maciel, e do ex-diretor do Serpavi, Renato Oku.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto