Controladores de avanço de sinal já estão operando em Paranavaí


  

Os motoristas que não respeitarem o sinal vermelho no trânsito de Paranavaí a partir de agora serão multados. Os primeiros controladores de avanço de sinal (furões) estão instalados em dois pontos: nos cruzamentos da Heitor de Alencar Furtado com a Ettore Giovine, em frente à rodoviária, e da Luiz Spigolon com a Pernambuco. Até o início de 2018 serão instalados 10 controladores nos cruzamentos com maior registro de acidentes, segundo a Ditran.

Veja também: Prefeitura vai instalar controladores de avanço de sinal em diversos pontos da cidade

O secretário de Trânsito, Heron Radke, explica como vai funcionar o sistema. ”Os controladores são câmeras de monitoramento que vão funcionar 24 horas. Um sensor instalado na faixa detecta quando o veículo fura o sinal vermelho. Um agente de trânsito vai analisar as imagens e determinar se houve infração ou não”.

A multa para quem não respeitar o sinal vermelho é de R$ 293,47 (infração gravíssima) mais 7 pontos na habilitação. Mas segundo o secretário, existem algumas exceções. “Existem casos específicos em que o motorista vai poder furar o sinal, como por exemplo, dar passagem para veículos de emergência (ambulâncias, viatura dos bombeiros ou da polícia). Outro caso é de risco iminente ao motorista durante a madrugada”. Ainda de acordo com a Ditran, mesmo se o motorista receber a notificação, o sistema de imagens poderá ser solicitado para auxiliar como prova no recurso da multa.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto