Controladores de avanço de sinal já flagraram mais de 2.100 infrações



O primeiro mês de funcionamento dos dois controladores de avanço de sinal em Paranavaí apenas confirmaram os estudos prévios da Secretaria de Segurança e Trânsito: imprudência dos motoristas e muitas infrações cometidas nos cruzamentos. Apenas um mês após a instalação dos aparelhos, a Prefeitura já fez 2.173 autuações a motoristas que não respeitaram o sinal vermelho.

Os controladores de avanço de sinal (furões) estão instalados em dois pontos: nos cruzamentos da Heitor de Alencar Furtado com a Éttore Giovine, em frente à rodoviária, e na Luiz Spigolon com a Pernambuco. Surpreendentemente, o “furão” da Rua Luiz Spigolon registrou 1.845 infrações, enquanto o da Avenida Heitor registrou apenas 328.

Para o secretário Heron Radke, a função do controlador de avanço de sinal é dar mais segurança à população e fiscalizar o cumprimento da legislação de trânsito. “É importante reduzirmos a velocidade de tráfego nas vias coletoras e arteriais, que são as ruas de ligações entre os bairros. O controlador é realidade em todas as cidades de porte médio e grande e é um mecanismo funcional para conter acidentes e melhorar a segurança da população”, afirmou.

Recentemente, um acidente na esquina da Avenida Heitor de Alencar Furtado com José de Mattos Filho foi registrado pelas câmeras de controle de avanço de sinal vermelho, instaladas em frente à rodoviária. “O objetivo dos controladores de avanço de sinal é justamente inibir situações como esta, uma vez que os condutores que avançam o sinal vermelho, desrespeitando a sinalização de trânsito, são notificados com multa no valor de R$ 293,47 além de
sete pontos na habilitação”, disse Heron.

O funcionamento do sistema é simples, mas também possui exceções, segundo Heron. “Um sensor instalado na faixa detecta quando o veículo fura o sinal vermelho. Um agente de trânsito analisa as imagens e determina se houve infração ou não, mas existem casos específicos em que o motorista vai poder furar o sinal, como por exemplo, dar passagem para veículos de emergência (ambulâncias, viatura dos bombeiros ou da polícia). Outro caso é de risco iminente ao motorista durante a madrugada”.

Até o início de 2018, outros 8 controladores serão instalados nos cruzamentos com maior registro de acidentes, segundo a Ditran.

Confira os outros 8 pontos onde serão instalados os controladores:
- Avenida Heitor de Alencar Furtado x Avenida Tancredo Neves
- Avenida Heitor de Alencar Furtado x Rua Luis Spigolon
- Avenida Heitor de Alencar Furtado x Rua Miljutin Cojei
- Avenida Heitor de Alencar Furtado x Rua Amazonas
- Avenida Rio Grande do Norte x Rua Guaporé
- Avenida Rio Grande do Norte x Rua Souza Naves
- Avenida Paraná x Rua Antônio Felipe
- Avenida Paraná x Avenida Marechal Cândido Rondon

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto