Convênio entre município e Copel pode permitir a substituição de árvores com problemas na área urbana


  

Um convênio entre a Prefeitura de Paranavaí e a Copel pode permitir o corte de árvores sob a rede elétrica na área urbana. Um projeto de lei está sendo encaminhado à Câmara de Vereadores para que o convênio possa ser concretizado após aprovação do Legislativo.

Na prática, vai funcionar com a Copel fornecendo mudas de árvores de até 2 metros de altura para o município, para a substituição das árvores cortadas. De acordo com o projeto, a Copel também fará o repasse de verbas para cobrir os gastos com o serviço. Ao município caberá o corte das árvores. Esse serviço poderá ser feito por uma equipe da Prefeitura ou poderá ser terceirizado. O projeto ressalta ainda que a lenha proveniente do corte das árvores ficarão com o município, para posterior venda.

O convênio também prevê a doação de mudas para a substituição de árvores com problemas que não estejam sob a rede elétrica. Neste caso, os custos do serviço serão arcados pelo próprio município. De acordo com o diretor de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Edson Hedler, a ação faz parte do Plano de Arborização.

No ano passado um levantamento apontou as condições de árvores de 100 quadras da área urbana. Agora, com apoio da Copel, será possível fazer a aplicação efetiva do Plano de Arborização Municipal. O objetivo é garantir a segurança dos moradores, evitando que árvores caiam e causem prejuízos. Além disso, o aspecto visual da cidade será transformado.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto