Convênio entre Prefeitura e Copel vai garantir mais qualidade à iluminação pública


  

O prefeito Rogério Lorenzetti recebeu nesta quinta-feira, das mãos do gerente de Serviços e Manutenção da Copel de Paranavaí, Ayrton Pedro Belleze, o convênio, devidamente assinado, que firma parceria entre a Prefeitura de Paranavaí e a Copel. Trata-se da doação de espécies de árvores e repasse de recursos por parte da companhia de energia elétrica, para que o município faça a adequação da arborização no perímetro urbano, garantindo entre outras vantagens mais qualidade ao serviço de iluminação pública.

O trabalho em conjunto com a Copel faz parte do Plano Diretor de Arborização Urbana, que mapeou árvores em toda a cidade que apresentam riscos à população. E para por em prática as metas estabelecidas pelo Plano de Arborização, o prefeito Rogério Lorenzetti determinou que a Secretaria de Meio Ambiente acelere a erradicação das árvores que interferem na rede elétrica e o plantio das novas espécies. Ao todo 300 árvores serão plantadas abaixo da rede de energia elétrica só este ano. De acordo com Belleze, o convênio refere-se exclusivamente às árvores plantadas sob a rede da Copel e a parceria poderá ser renovada nos próximos anos.

O secretário de Meio Ambiente, João Marques, ressaltou a importância do projeto de adequação das árvores em Paranavaí. “Vamos normatizar a arborização, substituindo paulatinamente as árvores de grande porte.” Segundo ele, as plantas serão adubadas corretamente para que cresçam com qualidade. Marques apontou a importância do apoio da população no trabalho que se inicia. “Os moradores precisarão cooperar no sentido de preservar as árvores, que futuramente trarão benefícios para a própria comunidade. Quem é que não gosta de uma sombra?”

Sobre o projeto de arborização, o prefeito Rogério Lorenzetti citou algumas vantagens: as árvores mais baixas não atrapalham a iluminação pública, não causam danos à rede de energia elétrica e não representam grandes riscos à população em caso de queda. O gerente da Copel Ayrton Pedro Belleze, elogiou a iniciativa da administração municipal dizendo se tratar de “um projeto louvável que trará benefícios para o município, para a companhia de energia elétrica e, principalmente, para toda a população”.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto