Credencial de estacionamento para deficientes físicos já está sendo emitida pelo município


  

A partir desta semana o Detran do Paraná começa a emitir as credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência física. Nas cidades onde o trânsito é municipalizado, caso de Paranavaí, a emissão da credencial ficará por conta do próprio município. De acordo com Gabriel dos Santos Luiz, gerente da Diretoria de Trânsito (Ditran) de Paranavaí, as credenciais de estacionamento para deficientes físicos ou pessoas com dificuldades de locomoção já estão sendo emitidas.

Para requerer a credencial de estacionamento para deficientes físicos é necessário ir até o Protocolo da Prefeitura de Paranavaí e apresentar a Carteira Nacional de Habilitação, um comprovante de residência e um laudo médico atestando a deficiência física ou a dificuldade de locomoção. A credencial de estacionamento para deficientes físicos é de graça e fica pronta em até uma semana.

As credenciais de estacionamento para idosos também já podem ser requeridas, mas a Ditran ainda não está fazendo a entrega do documento. É que as placas de identificação das vagas exclusivas para idosos ainda não estão instaladas. Assim que o processo de licitação for concluído e a sinalização estiver adequada, os documentos já requeridos serão entregues aos idosos. Para pedir a credencial o procedimento é o mesmo do caso dos deficientes: ir até o Protocolo da Prefeitura portando CNH e comprovante de residência.

Segundo o gerente da Ditran, as equipes do município já realizam a fiscalização sobre as vagas exclusivas para deficientes físicos. Funciona da seguinte maneira: só podem estacionar nestas vagas os motoristas com as credenciais específicas. A partir da implantação do sistema de vagas exclusivas para idosos, a regra será a mesma. Quem não cumprir a lei pode levar 3 pontos na CNH e pagar multa de R$ 53.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto