Cursos de qualificação de mão-de-obra deverão beneficiar cerca de 500 pessoas em Paranavaí


  

A implantação de 16 novos cursos no Campus Paranavaí do Instituto Federal do Paraná (IFPR) através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) deverá beneficiar cerca de 500 pessoas no município. A notícia foi dada pelo diretor-geral do Campus, professor José Barbosa Dias Júnior, durante uma visita do Prefeito Rogério Lorenzetti ao instituto, na última sexta-feira (20/4).

Na ocasião, estavam presentes empresários, o Secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Joaquim Aurélio da Conceição (Shiroff), o gerente da Agência do Trabalhador, Carlos Henqrique Scarabelli, além de professores, coordenadores e demais funcionários da instituição.

Durante a visita, além de conhecerem os laboratórios de informática, microbiologia, química, física e eletromecânica os convidados foram ao canteiro de obras do novo bloco do Instituto que irá abrigar seis novas salas de aula e um laboratório para o curso de eletromecânica. A obra, orçada em R$ 1,4 milhão, está recebendo investimentos federais e deve ser concluída dentro de seis meses.

Pronatec - O Pronatec é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome e da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza. Em Paranavaí, ele será desenvolvido em parceria com a Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social). Segundo o diretor-geral, ao ingressar nos cursos os estudantes irão receber, além do material didático, o vale transporte e um auxílio lanche.

“Hoje o Instituto oferece incentivo para que os alunos não apenas comecem, mas permaneçam nos cursos. São disponibilizadas bolsas para estudo, pesquisa e extensão, além de vale transporte, moradia e alimentação. Em alguns casos o estudante recebe quase um salário mínimo para custear suas despesas”, explica o diretor.

Entre os cursos que serão oferecidos gratuitamente pelo Pronatec estão: Assistente de Produção, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Faturamento, Auxiliar de Operações em Logísticas, Auxiliar de Pessoal, Auxiliar de Tesouraria, Auxiliar em Web Design, Desenhista Mecânico, Desenhista da Construção Civil, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Merendeira, Montagem e Manutenção de Computadores, Operador de Computador, Programador Web e Alfabetização Avançada em Língua Portuguesa, Matemática, Tecnologia e Empreendedorismo.

Na opinião de Lorenzetti, a única maneira de um país se desenvolver é através da qualificação profissional. Ou seja, assim como o Poder Público precisa abrir as portas para novos investimentos, o trabalhador também precisa ir para a sala de aula se aprimorar.

“Muitos empresários ainda não se conscientizaram que a empregabilidade está diretamente relacionada à capacitação profissional. Uma ótima notícia que recebemos há poucos dias foi a instalação da multinacional francesa Dreyfus, que adquiriu a fábrica de suco da Cocamar. Isso demonstra que o município tem potencial e tem atraído grandes investidores”, observou o prefeito.

Outra parceria - Atualmente o Campus Paranavaí do IFPR atende 605 alunos, 285 que participam de aulas presenciais, 220 que estudam à distância e outras 100 mulheres que fazem parte do Projeto ‘Mulheres mil’, que oferece cursos de costura e de cabeleireiro para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

As mulheres interessadas em participar passam por uma triagem junto ao CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) e as que são selecionadas recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 100, além de vale transporte e material escolar. O Projeto conta com o apoio das Secretarias de Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Provopar.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto