Debate sobre a proposta de criar o Centro Cívico movimenta a cidade


  

Repercutiu muito nessa semana a proposta do prefeito Mauricio Yamakawa de criar o Centro Cívico de Paranavaí, uma meta arrojada e que daria ao município a condição de pioneiro mais uma vez.

Dentro dos moldes propostos apenas Curitiba tem um centro cívico no Paraná. Para iniciar os estudos sobre a proposta, lotes foram selecionados e decretados de utilidade pública para uma análise cuidadosa. Mesmo com a escolha preliminar das áreas, o prefeito adverte que não há decisão definitiva e que o debate deve envolver toda a comunidade.

Na semana que passou, através de suporte da Procuradoria Jurídica, foram decretadas de utilidade pública pelo prefeito, áreas no Jardim Morumbi (pertencente ao Clube Campestre), área próxima ao antigo Pesque e Pague Bola Treze, além de uma terceira área no Jardim São Jorge. A fase seguinte é amadurecer o diálogo e apresentar um projeto técnico, informa o prefeito, que já determinou à Secretaria de Desenvolvimento urbano a tarefa de elaborar um projeto arquitetônico. “Desejo que a comunidade participe dessa proposta com tranquilidade, sabendo que será um avanço sem precedentes na história da cidade”, define o prefeito.

Proposta já foi levada para lideranças e autoridades – A proposta do prefeito Mauricio Yamakawa foi debatida recentemente no Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí – CODEP. Foi acatada como uma meta arrojada. Pela proposta, serão edificados os prédios da Prefeitura (Poder Executivo), Câmara (Poder Legislativo) e fórum (Poder Judiciário) numa mesma área.

A apresentação contou com a presença do diretor interino do Fórum, juiz Décio Monteiro do Rosário acompanhado da juíza Rosângela Faoro e o presidente da Câmara de Vereadores, Joaquim Aurélio da Conceição, o que reforça o interesse das lideranças no tema. A construção do centro cívico surgiu de uma conversa entre o prefeito Mauricio Yamakawa e os juízes do Fórum de Paranavaí. O diretor do Fórum procurou o chefe do Executivo para estudar a possibilidade de um terreno para a construção de um novo prédio para o Fórum. Yamakawa então sugeriu o estudo mais amplo, contemplando a construção de um centro cívico. Pela amplitude do projeto, a área deverá ter pelo menos 10 alqueires.

O juiz Décio Monteiro lembrou neste encontro que os recursos para a reforma do Fórum já estão disponíveis, com a idéia devendo ser apresentada ao presidente do Tribunal de Justiça, abrindo-se a possibilidade do investimento já no centro cívico.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto