Detran de Paranavaí terá atendimento agendado


  

A partir de segunda-feira (28/5), os usuários do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) em Paranavaí poderão agendar o horário de serviços de habilitação, veículos e infrações. A novidade faz parte de um projeto-piloto do Governo do Paraná para agilizar o atendimento ao cidadão e evitar filas.

“O usuário acessa os canais de autoatendimento do departamento na opção Atendimento Agendado. Depois, é só informar o CPF, escolher o serviço desejado e marcar o melhor dia e horário. A ideia é justamente trazer mais comodidade, além de permitir que os gestores públicos organizem equipes de atendimento conforme a demanda”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcello Panizzi.

Paranavaí será a segunda cidade paranaense a receber a facilidade que funciona desde abril em São José dos Pinhais. A escolha das unidades segue critérios técnicos e permite que o Detran teste o comportamento dos usuários, a capacidade de atendimento e as adequações necessárias.

“É uma grande mudança na forma de relacionamento entre Detran e usuário. Queremos entender como podemos melhorar, fazer todos os ajustes e, então, expandir para todo o Estado”, adianta Panizzi.

Como Fazer - O agendamento já está disponível em Paranavaí para atendimentos a partir de 28 de maio. Para agendar os serviços basta acessar o link correspondente na página www.detran.pr.gov.br, nos terminais de autoatendimento da autarquia, ou ligar gratuitamente para 0800 643 73 73. Não há alteração de valores das taxas.

No momento de marcar o serviço serão solicitados o e-mail e o celular para envio de protocolos e avisos. O Detran reforça que nos casos em que não for possível comparecer é necessário cancelar o agendamento, sem custos, para liberar o horário aos demais.

Resultados - Em São José dos Pinhais, o agendamento está disponível desde 16 de abril. São cerca de 150 pessoas atendidas por dia através do sistema. O tempo de espera caiu, em média, 80%.

Internet – Quem mora em outras cidades e quer economizar tempo tem acesso ao sistema Detran Fácil, com mais de 20 serviços e consultas online. Além do site e dos terminais de autoatendimento, o Detran disponibiliza ainda o aplicativo para celular e o canal na TV Digital.

Na área de habilitação é possível pedir a renovação da carteira de habilitação, CNH definitiva, segunda via da CNH, Permissão Internacional para Dirigir (PID), agendar exames, verificar resultados, consultar a pontuação do condutor, agendar e cancelar curso de reciclagem, testes e exames médicos e psicológicos.

Na área de veículos estão disponíveis os extratos de débitos, 2ª Via do Licenciamento, Pagamento do Licenciamento atual e passados, Consulta do Envio do CRLV, pagamento de multas, extratos de multas pagas, agendamento de vistoria, reimpressão do protocolo de agendamento e pagamento de processos.

Além dos serviços do Detran, os terminais do departamento contam ainda com serviços da Copel, como alteração de dados cadastrais, consulta de débitos, histórico de consumo e pagamentos efetuados, impressão de segunda via da conta e pedido para religação.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto