Dinheiro de notificações de trânsito é revertido em melhorias de vias públicas


  

Desde a implantação do Estacionamento Regulamentado (Estar) em Paranavaí, em 2006, os motoristas têm maior facilidade para encontrar uma vaga para estacionar no centro da cidade.

A praticidade reflete na maior rotatividade de veículos, facilitando o acesso dos paranavaienses às lojas e diminuindo os problemas de tráfego nas vias centrais.

Para manter o bom funcionamento do Estar, agentes de trânsito trabalham diariamente na orientação de motoristas e na aplicação de notificações. O dinheiro das multas é revertido em obras de melhoria das vias públicas, na sinalização, pinturas de ruas, avenidas, praças e guias, na compra de viaturas para a Diretoria de Trânsito (Ditran) e para o pagamento dos servidores.

Além das notificações, a Ditran é responsável por autuar quem comete irregularidades na hora de estacionar o carro. Se não respeitarem os limites previstos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os agentes de trânsito podem aplicar multas aos motoristas. O mesmo vale, por exemplo, para o caso de parar em fila dupla ou atirar objetos de dentro do veículo em vias públicas.

De forma geral, o município é responsável pelo controle do tráfego em vias públicas dentro do limite urbano. Já as questões documentais são de responsabilidade do Estado. Dirigir sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou sem a Permissão pode resultar em multa e o mesmo acontece com quem dirigir embriagado. A aplicação dessas multas é feita pela Polícia Militar.

Das multas aplicadas pelo Estado, 40% vão para os cofres do município e os outros 60% ficam para o governo estadual. Assim como o dinheiro arrecadado com as multas aplicadas pelos agentes municipais, os recursos do Estado são revertidos especificamente em ações para melhoria do trânsito nas vias da cidade.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto