Distribuição de plantas nativas garante recuperação de mata ciliar em Paranavaí


  

Recentemente a Prefeitura de Paranavaí, através da Secretaria de Meio Ambiente, renovou o convênio com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que tem o objetivo de fornecer mudas de plantas para quem tem propriedades próximas a rios para a recuperação da mata ciliar.

Pelo convênio, a Prefeitura é responsável por distribuir as plantas entre os proprietários. A cada ano, 50 mil unidades são doadas e, segundo a diretora de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Luzia Mitiko Noguti Stelato, por enquanto há somente espécies nativas, mas a intenção é ampliar os viveiros e plantar espécies que possam ser utilizadas para a arborização urbana.

Conforme Luzia explicou, os custos para a recuperação de mata ciliar são altos, por isso, o convênio tem fundamental importância, visto que tira dos proprietários a preocupação em realizar o plantio de espécies que protejam os rios da erosão e do assoreamento. “Estamos trabalhando pelo bem do meio ambiente”, assegurou Luzia.

Este é o primeiro ano em que o IAP e a Prefeitura contam também com o apoio da Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto