Prefeitura doa terreno para construção de casa de semiliberdade


  

Resgatar e preservar vínculos familiares de adolescentes em conflito com a lei é um dos objetivos da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude (SECJ), com a construção de uma casa de atendimento em regime de semiliberdade.

Para colocar o projeto em prática, a SECJ conta com o apoio da Prefeitura de Paranavaí. Na última quinta-feira o prefeito Mauricio Yamakawa assinou a lei que determina a doação de um terreno para a construção do imóvel.

Como lembrou o prefeito, o Estado e o município estão focados no desenvolvimento de ações que garantam o atendimento aos jovens com problemas sociais, por isso estão investindo em políticas públicas que ofereçam a oportunidade de tratamento para essa parcela da população. “Estamos iniciando mais um projeto de recuperação de jovens e a comunidade precisa saber da importância desse trabalho”, destacou Yamakawa.

A casa terá espaço para 12 jovens que terão acesso a áreas de socialização, horta e locais para prática de esportes. Também terão a chance de participar de programas de qualificação profissional e, em alguns casos, terão inserção no mercado de trabalho garantida. “Paranavaí irá se consolidar, de fato, como marco no atendimento à criança e ao jovem”, disse o representante regional da SECJ e diretor do Centro de Medidas Sócio-Educativas (Cemse) de Paranavaí, Ricardo Peres.

Com a execução de mais este projeto, o município passará a atender de forma mais completa as exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o que, de acordo com a promotora da Infância e Juventude, Márcia Felizardo Rocha de Pauli, mostra a preocupação do prefeito Mauricio Yamakawa em desenvolver políticas sociais. “O município tem se mostrado propício para cumprir o que está escrito no Estatuto [da Criança e do Adolescente]. A assinatura dessa lei demonstra que as ações estão acontecendo”, completou.

O representante da Secretaria de Estado de Obras, Mikael Heickmann, alertou sobre a característica da casa de recuperação de crianças e adolescentes que será construída em Paranavaí. “Não se trata de um presídio, mas de uma casa de socialização de jovens, com características de uma residência familiar.” Por isso, considerou necessária a compreensão de moradores vizinho ao local onde a casa será erguida.

Alguns vereadores participaram da solenidade de assinatura da lei e também falaram sobre a importância do projeto. Osmar Wesler disse que ações como essa só acontecem porque Prefeitura e Câmara de Vereadores estão trabalhando em conjunto pelo bem da comunidade, enquanto Cláudio Porfírio de Deus (Batata) destacou a necessidade do apoio de toda a sociedade na socialização dos jovens que participarem do projeto.

Para o presidente do Conselho Tutelar, Adilson Lúcio Costa, a construção da casa representa a consolidação da rede de atendimento à criança e ao adolescente. “Paranavaí ganha muito e pode se tornar referência em toda a região. É um momento louvável que nos garante instrumentos para fazermos todos os encaminhamentos devidos”, concluiu.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto