Educação realiza capacitação pedagógica para mais de 600 profissionais


  

A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta-feira (2/2) a 1º Capacitação Pedagógica do ano letivo de 2011. O evento contou com a participação de mais de 600 professoras, diretorias, orientadoras, e demais profissionais da rede municipal de ensino, que voltam às aulas nesta quinta-feira (3/2).

O prefeito Rogério Lorenzetti, que participou da abertura do evento, prestou o seu reconhecimento, em nome do Poder Executivo, “ao trabalho que é realizado com maestria por todas as educadoras”. Entre as diversas conquistas da área nestes dois anos de gestão, o administrador destacou a forma democrática como foi escolhida a secretária de Educação, professora Aparecida Gonçalves, e a autonomia dada às diretoras para que pudessem fazer reparos nas instituições de acordo com suas necessidades. Ele ainda anunciou para este ano a realização de concurso público para contratação de 40 pedagogas que irão trabalhar nos Centros de Educação Infantil.

De acordo com Rogério, uma outra grande conquista da sua administração tem sido o custeio de mais de 50% do material escolar, além da instituição da agenda do aluno. Para 2011, os estudantes ainda terão direito a uma mochila, e os alunos da pré-escola poderão contar as apostilas do Sistema de Ensino do Positivo. “Isso vai nos dar suporte para alcançar o nosso grande objetivo, que é alfabetizar todos os alunos ainda na pré-escola”, salientou o prefeito.

A secretária Cida Gonçalves deu as boas vindas aos educadores e pediu a todas que retornem às salas de aula com o mesmo ânimo e comprometimento do seu primeiro ano de magistério. “Não adianta pensar que vamos ter uma educação de qualidade se não tivermos compromisso e amor pelo que fazemos”, acrescentou. A secretária ainda agradeceu a parceria de sua equipe de trabalho e a autonomia que tem recebido do prefeito Lorenzetti desde o primeiro dia à frente da Secretaria.

O vice prefeito Alziro Melli Lopes falou das dificuldades que serão encontradas pelos professores em sala de aula, que, além se preocuparem com o ensino, muitas vezes têm que orientar alunos com problemas de comportamento. E completou: “o principal instrumento que tem possibilitado melhor desempenho em avaliações como o Ideb é o profissional da educação. Quando este trabalho é feito com amor o resultado aparece”.

O solenidade de abertura contou ainda contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Nivaldo Mazzin, que, em nome da Casa, desejou um bom ano letivo aos profissionais e ressaltou a importância dos educadores para o desenvolvimento da sociedade.

A 1ª Capacitação Pedagógica de 2011 teve apresentações da Orquestra de Sopros Paranavaí, e contou com a palestra da professora Maria Augusta Rossini, que falou sobre busca por uma intervenção pedagógica mais significativa e ainda de oficinas que trataram sobre a importância da leitura no processo de letramento, relações interpessoais, estratégias para alfabetização, e outros.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto