Empreiteira descobre grande erosão ao quebrar laje na Av. Gabriel Esperidião


  

Uma grande erosão foi descoberta nesta semana embaixo da laje do canal da Avenida Gabriel Esperidião. A desagregação do solo foi percebida pela equipe da construtora Basalto, empresa executora da obra de recomposição do canal, durante a demolição da laje superior, realizada na última quarta-feira (6). A informação é do proprietário da empresa, o engenheiro Luiz Tadeu (Noti) Fernandes.

Veja também: Assinada ordem de serviço para obra de recomposição do canal da Gabriel Esperidião

De acordo com ele, a demolição da laje fez com que a equipe pudesse ter acesso ao local, vindo a descobrir a erosão. A partir daí, a Basalto teve que realizar uma alteração na metodologia de execução do projeto que contempla a injeção de aproximadamente 100 m³ de concreto para “calçar” a laje e fazer a estabilização do canal.

Equipe trabalha fazendo a injeção de concreto embaixo da laje
Equipe trabalha fazendo a injeção de concreto embaixo da laje

Segundo o engenheiro, a laje só não cedeu por completo porque ficou escorada nas paredes do canal. Vale ressaltar que para dar sequencia aos trabalhos, a empresa teve armar uma estrutura para desviar a água do local.

Para realizar a obra, a empresa teve que desviar a água que passa pelo local, em Paranavaí
Para realizar a obra, a empresa teve que desviar a água que passa pelo local

“Esse é um elemento surpresa da obra. Assim como este, outros podem aparecer ao longo do caminho”, destaca Noti. O engenheiro não acredita que o serviço de injeção de concreto poderá atrasar a obra de recomposição do canal.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto