Empresa explica que derretimento do asfalto foi falha na execução da obra


  

Representantes da CBB Asfaltos, empresa de Curitiba responsável pela obra de recapeamento da Avenida Tancredo Neves, em Paranavaí, estiveram ontem (12/03) reunidos com o prefeito Rogério Lorenzetti para prestar um esclarecimento sobre o derretimento do material que ocorreu nos últimos dias no local e pedir para que a nova gestão ajude na fiscalização do trabalho das empresas parceiras.

Veja também: Calor derrete asfalto em Paranavaí

Os engenheiros Marcos Fabrício e Luiz Henrique Teixeira contaram que as altas temperaturas dos últimos dias foi o que ocasionou o derretimento, e que isso tem o nome de exsudação. “O asfalto é feito com uma mistura de ligante e agregado (pedras). Todo esse material é preparado no laboratório de acordo com o projeto. Acreditamos que pode ter ocorrido erro já a partir do projeto, que na época era um projeto defasado, que havia sido feito 2 anos antes da obra. Mas o que realmente aconteceu ali foi um erro no momento da aplicação do material. Como é uma aplicação manual ela está propícia a erros. A partir de 40º C o estágio físico do ligante começa a sofrer alteração e sobe para a superfície, acontecendo o que foi visto”.

Eles esclareceram que todo o projeto foi realizado em parceria com outras empresas locais. “Como somos de Curitiba fizemos parcerias para que pessoas daqui executassem a obra. Fazíamos toda a orientação e a fiscalização do serviço”, destacou Marcos. Os engenheiros comparam a mistura asfáltica a uma mistura de bolo. “O desequilíbrio em um dos ingredientes causou esse problema. Agora, para solucionar, será colocado mais agregado para manter um balanço”.

Eles garantem que o município não sofrerá prejuízos. “O município não gastará nenhum centavo a mais do que foi combinado na licitação. Todo o prejuízo ficará por conta da empresa que executou o serviço. O que aconteceu não foi uma economia de material. Se a empresa quisesse agir de má fé teria usado menos ligante. Pelo contrário, o que percebemos foi um uso em excesso do material”, afirmaram os engenheiros.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto