Encontro Éffeta 2012 reuniu cerca de 12 mil pessoas no Parque de exposição se Paranavaí


  

Caravanas de 42 municípios da região e dos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro marcaram presença na 7ª edição do Encontro anual do Éffeta.
O maior evento católico da região noroeste, realizado no último domingo (12/8), no Parque de Exposição de Paranavaí, contou com um público de aproximadamente 12 mil pessoas. Mais de 800 voluntários, das paróquias da cidade, trabalharam na organização e realização da festa.

Durante o dia, os visitantes participaram das missas com os Padres Adão Dias (Presidente da Comunidade Católica) e Robson de Oliveira (Santuário Divino Pai Eterno), de shows com o cantor de música católica Tony Allysson e com o Frei Luis Marin, da Comunidade Carmelitana, dos 12 módulos de adoração e pregação e discussões sobre a prevenção e o combate as drogas.

Na abertura do encontro, em torno de 4 mil fiéis, de todas as idades, assistiram a missa de Cura e Libertação, presidida pelo Padre Adão Dias. “O Éffeta é um evento que além de estreitar os laços entre as famílias e a igreja, ainda ajuda os pais a refletirem sobre o que eles tem feito para se aproximarem dos filhos e se interessarem pelo cotidiano deles. É justamente essa aproximação dos pais com os jovens que irá ajudá-los a se afastar do álcool e das demais drogas”, observou o padre.

Missa Padre Robson de Oliveira – O momento mais esperado por milhares de fiéis foi a missa do Missionário Redentorista, da Basílica de Trindade, Padre Robson, que marcou o encerramento do Éffeta 2012.

Os organizadores estimam que umas 7 mil pessoas acompanharam a imagem do ‘Divido Pai Eterno’ – ícone sagrado da igreja católica - ser conduzida até o altar, montado no palco.

A missa foi transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão e teve muita pregação, evangelização e música. O Padre destacou a importância da família na formação dos jovens e enfatizou que todo trabalho que ajuda a orientar os adolescentes e afastá-los das drogas é bem vindo.

“O Éffeta é muito bonito e tem feito toda a diferença para esta região. Esse tipo de encontro ajuda realmente a aproximar as pessoas de Deus. [...] Nunca se canse de esperar, Deus tem seu tempo de agir e as pessoas que você ama, Deus ama também”, enfatizou o Padre Robson.

Alimentos arrecadados - Foram arrecadados aproximadamente sete mil quilos de alimentos não perecíveis que serão destinados à Comunidade Católica Emanuel, que atualmente acolhe cerca de 50 jovens e adolescentes que estão em tratamento ou em atividades de prevenção contra as drogas. Os atendimentos estão separados em quatro locais.

Na unidade de Nova Aliança do Ivaí é feito uma triagem inicial. Em seguida são separados os menores e os adultos que efetivamente querem abandonar o vício e são distribuídos em Unidades em Paranavaí e Tamboara. Após nove meses de tratamento os jovens e adultos vão para uma residência onde acontece a ressocialização.

A renda obtida com o estacionamento e a praça de alimentação também será revertida para as obras da Comunidade Católica Emanuel e empregada na organização do Éffeta 2013.

Ganhadores da Rifa – Após o show do Padre Robson foram sorteados os três prêmios de uma rifa ‘Ação entre amigos’ com os seguintes vencedores:
- Veículo Celta zero km – Moisés de Almeida, de Nova Esperança, cupom nº 2551;
- TV led 32” - Nilcéia Slavieiro, de Nova Londrina, cupom nº 1929;
- Forno micro-ondas – Guilherme Victor Marques, de Paranavaí, cupom nº 1618.

Destinação das verbas arrecadas - O dinheiro arrecadado com a rifa será destinado as obras da Comunidade Católica Emanuel, que atualmente mantêm quatro casas de recuperação e prevenção às drogas, e irá ajudar a custear os gastos com o Éffeta 2012.

- A renda obtida com o estacionamento e a praça de alimentação também será revertida para as obras da Comunidade Católica Emanuel e empregada na organização do Éffeta 2013.

Fonte: Organização do Evento






Design by Gustavo Picoloto