Ex-morador de rua encontra assistência e emprego em Paranavaí


  

Gilson de Oliveira tem 22 anos, é ex-morador de rua, e um dos mais novos contratados da maior empresa do município, a avícola Felipe (Mister Frango). Personagem de uma história que tinha tudo para dar errado, não fosse a sua força de vontade somado à colaboração da Agência do Trabalhador de Paranavaí e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A história de Gilson em Paranavaí começou há pouco mais de um mês, quando o jovem, por incompatibilidade familiar, resolveu deixar a cidade de Angélica, no Mato Grasso do Sul, para tentar a vida em um outro local. Assim que chegou a Paranavaí, Gilson não teve outra opção senão viver em situação de rua. A experiência durou poucos dias e logo ele foi assistido pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Além de propiciar alimentação e outras condições básicas de sobrevivência, a Secretaria imediatamente procurou a Agência do Trabalhador, que é parceira da Secretaria no encaminhamento de pessoas para o mercado de trabalho. “Foi tudo muito rápido. Me perguntaram se eu queria trabalhar e eu aceitei. A minha vida mudou completamente em um mês e eu não teria conseguido isso sozinho”, declara Gilson.

O gerente da Agência do Trabalhador, Carlos Henrique Scarabelli, explica que a Agência trabalha em parceria com a Semas e sempre busca dar atendimento prioritário à população assistida pela rede socioassistencial do município. “Gilson foi o primeiro morador de rua que conseguimos empregar pela Agência e, assim como ele, pretendemos empregar outros. A parceria com a Semas é de fundamental importância”, destaca o gerente.

Para ele, a atitude de mudança e o interesse demonstrado por Gilson é um exemplo a ser seguido. “Tivemos casos de outras pessoas que passaram pela Agência mas que não tiveram a mesma coragem que ele”, acrescenta.

Hoje, Gilson trabalha como zelador na avícola Felipe. Recentemente, ele procurou novamente a Agência do Trabalhador para exibir, orgulhoso, o crachá da empresa e contar sobre a nova fase de sua vida. “Me sinto útil, importante, feliz e motivado”, comemora. O ex-morador de rua inclusive já tem planos traçados para o futuro. Sua intenção é abrir um albergue para abrigar temporariamente pessoas em situação de rua. Para tanto, outro sonho é conhecer o apresentar Augusto Liberato (Gugu), da Rede Record, a quem quer pedir ajuda para materializar a casa de acolhimento.

De acordo com Aguinaldo da Silva, psicólogo do setor de Recursos Humanos da avícola, Gilson tem se mostrado um empregado interessado, esforçado e muito empolgado. “Sem dúvida um exemplo de força de vontade”, completa. Aguinaldo acredita que boa parte das pessoas que permanecem desempregadas atualmente está nesta situação por comodidade. Para o psicólogo, o comprometimento e o interesse demonstrados pelos candidatos no momento das entrevistas fazem sim toda a diferença.

Mais vagas – De acordo com Carlos Henrique, a Agência do Trabalhador continua fazendo o recrutamento de profissionais para as mais diversas frentes de trabalho. Até o fechamento desta matéria estavam disponíveis na agência mais de 350 vagas. A Agência do Trabalhador fica na Rua Marechal Cândido Rondon, nº -1.705. Mais informações pelo telefone 3423-3929.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto