Governador entrega 8 tratores do Programa Trator Solidário na ExpoParanavaí


  

O governador Roberto Requião entregou, nesta sexta-feira (19/03), as chaves de oito tratores solidários em Paranavaí durante visita à 40ª edição da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Paranavaí. Com a entrega dos equipamentos, o Governo do Estado atinge a marca de 155 tratores solidários entregues só na região de Paranavaí. Em todo o Paraná já foram entregues mais de 4.500 veículos.

Veja também: Governador Roberto Requião confirma presença na ExpoParanavaí 2010

Governador Roberto Requião visita a ExpoParanavaí 2010
Governador Roberto Requião visita a ExpoParanavaí 2010 - O governador Roberto Requião fez a entrega de oito tratores do Programa Trator Solidário para os agricultores da Região. Na foto, o governador recebe homenagem da Sociedade rural de Paranavaí. Prefeito Rogério Lorenzetti (E) e Gilberto Pratinha

“Até o fim do ano, o governo deve entregar os 8 mil tratores, uma contribuição fantástica para o pequeno e médio produtor. Muitos agricultores quando adquirem o novo, devem comercializar o velho. Então, para cada cinco novos tratores, teremos mais dois que continuam trabalhando a terra, o que significa, no final das contas, 10 mil tratores aumentando a produção da agricultura familiar”, ressaltou o governador.

Segundo o vice-governador Orlando Pessuti, o trator de número 5 mil deve ser entregue em Londrina, na próxima semana. “Este é o programa do mesmo governo que na década de 90 equipava o produtor com equivalência em produto através do programa Panela Cheia. Esvaziaram a panela depois, mas nós voltamos com novo programa, para revitalizar os 13 colégios agrícolas que queriam fechar no governo que nos antecedeu e ainda criamos mais sete”, afirmou.

O programa tem como grande agente financiador o Banco do Brasil, com recursos do Pronaf e com a garantia da equivalência-produto, feita pelo Governo do Paraná. Além do Banco do Brasil, que financia 90% das operações, outros agentes como o BRDE/Sicredi, Cresil e a Agência de Fomento do Paraná contribuem com os financiamentos dos tratores. A Emater é a responsável pela elaboração dos projetos.

Produzir mais - Para o agricultor Rubens Pacheco, a aquisição de um novo trator representa a queda, pela metade, do tempo que ele levava para preparar seus 58 hectares. “Antes eu demorava 20 dias, agora posso preparar a terra mais rápido, cuidar melhor e produzir mais”, disse. A opinião é compartilhada pelo produtor de Paranacity, Marcos Valdir Rodrigues que antes de ser beneficiado pelo programa, tinha apenas um trator para trabalhar em 24 hectares.

O secretário da Agricultura, Valter Bianchini, lembrou que a região também foi beneficiada recentemente com convênio que garante bom preço ao produtor de leite. “Além dos 170 mil litros que adquirimos dos produtores locais para o programa Leite das Crianças, compramos mais 30 mil litros/mês para a merenda escolar e penitenciárias, o que garantiu preço ao produto vendido pelo produtor local”, salientou.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto