Grupo empresarial de Apucarana vence licitação do transporte coletivo


  

Treze empresas adquiriram o edital de licitação para o serviço de transporte coletivo de Paranavaí e duas fizeram o depósito compulsório exigido em edital equivalente a 1% do valor mínimo da onerosidade e participaram ontem pela manhã da licitação.

A vencedora foi a empresa Transportes Rodoviários de Passageiros Vipa. A empresa Viação Apucarana foi considerada inabilitada por não apresentar documentação completa.

O prefeito Mauricio Yamakawa vai homologar a licitação e, após a homologação, será assinado o contrato de concessão por dez anos com possibilidade de renovação. A assinatura do contrato entre o município e a empresa deve ocorrer nos próximos dias. Dirigida por um grupo empresarial de Apucarana, a empresa vencedora da licitação terá 120 dias para se adequar às normas previstas na licitação.

O município juntamente com dois conselhos que serão nomeados: Conselho de Fiscalização de Concessão dos Serviços Públicos e o Conselho de Usuários vão fiscalizar o cumprimento das medidas. Depois do prazo de adequação, os ônibus deverão circular com as seguintes melhorias: bilhetagem eletrônica, medidas de acessibilidade para pessoas com deficiência, bancos para idosos. Além disso, a empresa deverá disponibilizar 15 ônibus para o transporte da população paranavaiense, sendo que seis serão microônibus para fazer o trajeto em linhas com menor demanda. Doze deverão percorrer a cidade e três ônibus ficarão de reserva para casos de emergência. Toda a frota deverá ter idade média de cinco anos e novo visual seguindo o plano municipal de transporte. A empresa vai ampliar o número de linhas e atender as expansões, ou seja, os novos loteamentos também serão incluídos nos trajetos.

Além da mudança estrutural, a empresa deverá implementar cursos e treinamentos para os funcionários, como cursos de primeiros socorros e direção defensiva. Será disponibilizado um endereço eletrônico com informações sobre os trajetos e a empresa, além de uma linha telefônica (0800) para o atendimento direto a população. Todo o recurso arrecadado com a onerosidade da licitação será investido pelo município na melhoria do transporte coletivo, especialmente com abrigos para proteger os usuários do sol e da chuva.

Secretário de Desenvolvimento Urbano do município, Onivaldo Izidoro Pereira relata que se a empresa não atender todas as exigências legais do contrato, será autuada e até mesmo poderá perder a concessão. “O município espera que a empresa cumpra todas as exigências para oferecer um serviço de melhor qualidade a população.” Umberto Cilião Saccheli, diretor do grupo empresarial de Apucarana que está à frente da empresa, comenta que a primeira medida é readequar a frota. “Já fizemos a cotação dos ônibus, e como o mercado no setor está aquecido, vamos adquirir os novos ônibus com urgência”, afirma.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto