Grupo que coordena estratégia de trânsito define novas providências práticas


  

O prefeito Rogério Lorenzetti recebeu nesta quinta-feira em seu gabinete o grupo que coordena a estratégia de trânsito que tem o objetivo de reduzir os acidentes com motos em Paranavaí. O lançamento da estratégia foi realizado no mês passado e contou com a participação de representantes de diversas entidades e grupos de serviços, lideranças comunitárias e empresários.

O objetivo é desenvolver ações permanentes em quatro eixos: Educação, Conscientização, Fiscalização e Infraestrutura. Para se ter uma ideia, só em 2009 foram 736 acidentes com motos em Paranavaí e 961 vítimas envolvidas. Entre 2005 e 2009 os acidentes com moto representaram 67% do total de acidentes na cidade.
Desde o lançamento da estratégia o grupo já havia realizado diversas discussões e algumas pesquisas junto à população sobre o trânsito no município. Agora, com a colaboração da Prefeitura Municipal, começam, efetivamente, as providências práticas.

Durante a reunião, algumas dessas providências foram definidas, como o desenvolvimento de uma ampla campanha publicitária, a implantação gradual do sistema binário no município, a intensificação das blitzes e fiscalizações do cumprimento da Lei Seca, e a constituição, de forma legal, de um conselho para comandar a estratégia. Parte destas providências deve ser iniciada a partir de setembro. Para o próximo ano, existe ainda o projeto de instalação de radares eletrônicos.

“Não tem como organizar uma sociedade sem regras. Caso contrário, vira barbárie”, destacou o prefeito Rogério Lorenzetti. “Acho muito importante o que estamos fazendo aqui hoje, porque diz respeito a salvar vidas. Vamos fazer o que foi possível, dentro da nossa atribuição e de acordo com o nosso recurso, pra aumentar a segurança no trânsito de Paranavaí”, acrescentou Rogério.

“A ideia é estabelecer estratégias em vários níveis de tempo e profundidade”, explicou o médico Marcelo Campos, vice-presidente da Unimed Paranavaí. Segundo ele, é preciso elaborar uma forma de comunicação diferenciada para aquele motociclista que usa o veículo para trabalhar e para aquele motociclista adolescente que acaba de tirar a carteira de habilitação. Para ele, também é necessário incutir nos agentes de trânsito o raciocínio de que eles estão trabalhando para salvar vidas, e não apenas fiscaliza infrações de trânsito.

“Hoje demos um grande passo nessa estratégia, que é conseguir o envolvimento das autoridades nas ações que serão desenvolvidas. É necessários que as pessoas deixem de fingir que esse problema não é com elas e enfrentem juntos essa realidade”, destacou Marcelo Campos.

Participaram da reunião nesta quinta-feira o presidente da Câmara Municipal, Gil Júlio, o vereador José Galvão, representantes do Conseg, Codep, Ditran (Diretoria de Trânsito), secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Urbano e Comunicação Social, Procuradoria Geral do Município, 8º Batalhão de Polícia Militar e Unimed Paranavaí. A data para o próximo encontro do grupo que coordena a estratégia de trânsito já foi definida e será no próximo dia 15, quinta-feira, na Aciap.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto