IML de Paranavaí foi inaugurado hoje


  

Foram entregues nesta quarta-feira, 29/12, as instalações físicas do IML de Paranavaí. O prédio, que possui cerca de 400 m², foi construído com recursos do Governo Estadual no valor aproximado de R$ 770 mil e irá atender 34 municípios da região Noroeste. Os equipamentos necessários para o início dos trabalhos já foram licitados e aguardam o prazo de entrega da empresa vencedora da licitação.

O IML é um órgão que presta serviços de Polícia Científica na área de medicina legal, tais como perícias médico-legais e exames complementares requisitados por autoridades policiais e judiciárias. A obra era um anseio antigo de toda a região que ganhou força com a reivindicação da OAB Paranavaí e do advogado Edilson Avelar, e com o apoio do deputado estadual Teruo Kato.

O secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Aramis Linhares Serpa, esteve presente na cerimônia de entrega e parabenizou a comunidade de Paranavaí pelo seu empenho na conquista da obra e o deputado Teruo Kato, pelo seu apoio no processo. Serpa relatou parte da trajetória do IML do Paraná nos últimos anos, destacando o importante trabalho desempenhado pelo atual diretor do instituto, coronel Almir Porcides Junior. “A conquista do IML de Paranavaí foi um processo lento, mas que hoje se tornou uma realidade. Fruto do trabalho da comunidade, do coronel Porcides e de toda a sua equipe”, afirmou.

O advogado Edilson Avelar lembrou que Paranavaí passou quase 30 anos realizando serviços na área de medicina legal sem nunca contar com um prédio próprio para o IML. “É a teimosia do homem que levou à alguma coisa. Vale a pena acreditar nos sonhos e valeu a pena essa briga travada por prefeitos e presidentes da OAB”, declarou o advogado, que aproveitou para fazer uma nova reivindicação, desta vez a de uma Delegacia da Polícia Federal para Paranavaí.

“Um dia histórico para Paranavaí e para os outros 34 municípios da região, que a partir de hoje poderão contar com um instituto moderno, que oferece uma estrutura adequada para a execução de perícias e mais conforto para as famílias”, destacou o diretor do IML do Paraná, coronel Almir Porcides Junior. Ele lembrou de quando visitou a cidade em 2008, e identificou a urgência da construção de um prédio do IML. “Os locais onde os serviços eram realizados não condiziam com a realidade econômica e política do estado e da região”.

Para o médico Luis Carlos Ricci, a obra superou as expectativas e foi construída pensando no futuro da cidade. “Avelar não mediu esforços para a reivindicação desta obra”, completou.

Para o prefeito Rogério Lorenzetti, a entrega de uma obra pública é prova da competência dos políticos, administradores e da comunidade, que soube como reivindicar. “O IML é prova que a comunidade foi eficiente na sua reivindicação e que o Poder Público foi eficiente no cumprimento do seu trabalho, viabilizando mais uma obra”.

O deputado Teruo Kato falou da sua satisfação em ver a obra do IML concluída, já que se tratava de uma antiga reivindicação de toda a região Noroeste. Ele ainda destacou o importante trabalho de Edilson Avelar e do diretor do IML, coronel Porcides, na viabilização do prédio, e elogiou o coronel Serpa pelo dinamismo que implementou na Secretaria de Segurança Pública.

A cerimônia de entrega do prédio do IML ainda contou com a presença de vereadores, secretários municipais, policiais militares e civis, prefeitos da região, e demais autoridades e lideranças locais e regionais.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto