Incentivos tem atraído novas empresas para o município


  

Atualmente, 17 novas empresas estão em processo de instalação no Distrito Industrial de Paranavaí (DIP), localizado no distrito de Sumaré. São indústrias que vão desde fabricação de embalagens, serviços de impressão, materiais de construção, à recuperação de pneus. Para garantir que esse fluxo continue, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem adotado uma política de incentivos que tem ajudado a atrair novas empresas e consequentemente gerar novos empregos para a cidade, entre elas a doação de terrenos e alguns incentivos fiscais.

Uma das novas indústrias chama a atenção pelo ineditismo. A 2M Indústria e Comércio de Combustíveis e Tecnologia Alternativa trabalha com a fabricação de etanol a partir de resíduos provenientes de indústrias alimentícias da região. “Isso surgiu da necessidade de tratamento dos resíduos e de minimizar os impactos ambientais”, explicou o engenheiro químico e proprietário da empresa, Alexandre Henrique Micsey.

Segundo ele, dois fatores fizeram com que a empresa se instalasse em Paranavaí: os incentivos dados pelo município e a quantidade de resíduos encontrados na região.

Vila Operária - Hoje, o DIP possui 30 empresas já instaladas que geram aproximadamente 1500 empregos. Além do Sumaré, a Vila Operária também conta com um condomínio onde estão instaladas mais cinco empresas.

Uma delas é a indústria de facção de roupas de Marcos Calixto, instalada há pouco mais de dois meses com incentivos do município. Marcelo conta que, a princípio, a ideia era abrir uma facção que gerasse cinco empregos diretos, mas que, depois de ter recebido máquinas e um espaço físico do município a empresa já conta com 22 funcionários. “O incentivo deu um fôlego a mais para começar o meu negócio”, comentou Marcos.

A atração das novas empresas faz parte de uma política do prefeito Rogério Lorenzetti e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Joaquim Aurélio da Conceição (Shiroff). “Existe uma cobrança constante por parte do prefeito Rogério a fim de atrair novas indústrias para o município. Ele sabe que, além de gerar empregos, essas indústrias trazem progresso para a cidade e fomenta a nossa economia”, destacou Shiroff.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto