Investimentos em energia solar tornam Paranavaí referência em sustentabilidade


  

Paranavaí se torna referência em produção de energia sustentável. Cidade paranaense com uma das maiores áreas de incidência de raios solares, a cidade está recebendo dois empreendimentos que prometem impulsionar esse mercado.

Nesta segunda-feira (28/8), a empresa Balfar Solar, especializada em produção de placas de energia fotovoltaica, abriu suas portas para receber empresários, representantes comerciais, engenheiros e jornalistas, que conheceram as dependências da fábrica. A empresa, que deve ser inaugurada na semana que vem, recebeu investimentos de mais de R$ 80 milhões e deve gerar aproximadamente 120 empregos. Essa é a primeira fábrica de painéis solares do Paraná.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues, participou do encontro. “É uma estrutura de primeiro mundo e vai ajudar Paranavaí a se desenvolver, gerando mais empregos e fomentando uma área que tem grande potencial de crescimento”, ressaltou. O secretário disse que “Paranavaí vem se destacado quando o assunto é tecnologia, inovação e energia solar. Uma prova disso é essa empresa que já está constituída, com grande estrutura e capaz de crescer no mercado nacional. Temos um potencial muito grande, por isso, estamos criando alternativas para explorá-lo e transformá-lo em benefícios para nossa cidade”.

Usina Solar do TRE – Também na manhã desta segunda-feira (28/8), a Câmara de Vereadores aprovou, em primeira votação, a doação de um terreno para que o Tribunal Regional Eleitoral construa a sua usina de energia fotovoltaica em Paranavaí.

A previsão é de que a construção da unidade comece ainda este ano. A unidade de Paranavaí terá capacidade de gerar até três mil quilowatts por mês, o que seria o suficiente para abastecer 750 famílias. Toda essa energia será revertida em créditos pela Copel para atender os 154 fóruns eleitorais do estado, o que deve gerar uma economia em torno de quatro milhões de reais ao ano. A expectativa é que a usina tenha vida útil de no mínimo 25 anos e os valores de investimento giram em torno de R$ 8 a 10 milhões.

Para tratar sobre a construção da usina, o presidente do TRE-PR, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, esteve em Paranavaí por duas vezes neste ano com sua equipe técnica. Na época, o secretário de planejamento, estratégia e gestão do TRE-PR, Valcir Mombach, ressaltou que esse é um projeto pioneiro. “O Paraná é o primeiro estado brasileiro a ser contemplado com essa iniciativa. Este é um projeto-piloto que será levado para todo o país”.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto