IPEM alerta comerciantes sobre problemas causados pelo uso de balanças irregulares


  

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) alerta comerciantes de todo o Estado sobre o uso de balanças irregulares — que não têm o selo de aprovação do Inmetro.

Nesta quarta-feira (30), fiscais do Ipem apreenderam em Paranavaí, durante fiscalização de rotina, uma balança importada do Paraguai que não é aprovada para uso no Brasil.

O gerente da Regional de Maringá do Ipem, Michel Ravazzi, explicou que a balança importada do Paraguai não atendia os padrões necessários para seu uso no Brasil. Por isso, foi apreendida e ficará retida até o trâmite final de processo administrativo. A empresa que usava a balança irregular também será autuada de acordo com normas vigentes do Inmetro.

O gerente de Verificação Metrológica do Ipem, Ivo Ribeiro, diz que os comerciantes precisam ter cuidados especiais na hora de comprar balanças. “Todo instrumento aprovado vem com uma placa de identificação contendo o nome e endereço do fabricante, número de série e o número da portaria de aprovação de modelo do Inmetro, e também com um selo de verificação inicial que indica que a balança está apta a ser utilizada”, explica.

As balanças vendidas no Paraguai não trazem nem a placa nem o selo do Inmetro, apesar de atraírem os comerciantes pelos preços mais baixos. A tentativa de economizar, entretanto, pode sair pela culatra, com a apreensão da balança pela fiscalização do Ipem — como aconteceu em Paranavaí.

O Ipem reforça que novos instrumentos de medição devem ser aprovados pelo Inmetro — que os examina para verificar se estão adequados — antes de serem colocados à venda no mercado. Após a fabricação, cada instrumento deve ser submetido à verificação inicial, antes de ser usado, para assegurar a exatidão das medidas.

“No Brasil, estão sujeitos à regulamentação e ao controle metrológico — ação própria de um organismo de metrologia legal — os instrumentos de medição e medidas materializadas utilizados nas atividades econômicas (comerciais) e nas medições que interessem à incolumidade das pessoas nas áreas da saúde, da segurança e do meio ambiente, e os produtos pré-medidos”, diz regulamentação do Inmetro.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto