Licitação prevê novos serviços para empresa coletora de lixo


  

A Prefeitura de Paranavaí abriu concorrência pública para o serviço de coleta de lixo na cidade, já que o prazo do contrato vigente termina em setembro. O edital já foi publicado e apresenta algumas mudanças em relação ao contrato atual. A nova licitação prevê aumento no número de serviços prestados, passando dos atuais quatro para oito. Em razão disso, o valor pago mensalmente pelo município poderá sofrer acréscimo.

A partir da nova licitação, serão acrescentados outros quatro serviços, que consistem na manutenção de galerias e bocas de lobo; capinação mecanizada; capina manual e roçada mecanizada; e serviços auxiliares de limpeza padronizada
A partir da nova licitação, serão acrescentados outros quatro serviços, que consistem na manutenção de galerias e bocas de lobo; capinação mecanizada; capina manual e roçada mecanizada; e serviços auxiliares de limpeza padronizada

Por enquanto, a empresa que presta o serviço ao município realiza a coleta domiciliar e transporte de resíduos sólidos urbanos; coleta e transporte de resíduos recicláveis; varrição manual de vias e locais públicos; e operação e manutenção de aterro sanitário. O valor médio mensal pago pelos serviços é de aproximadamente R$ 320 mil.

A partir da nova licitação, serão acrescentados outros quatro serviços, que consistem na manutenção de galerias e bocas de lobo; capinação mecanizada; capina manual e roçada mecanizada; e serviços auxiliares de limpeza padronizada. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Eloíza Felippe, parte dos novos serviços será executada eventualmente, quando a demanda for grande e as equipes do município não forem suficientes.

“Com a mudança, a ideia é que os trabalhos sejam executados mais rapidamente, garantindo maior qualidade no atendimento à comunidade”, destacou Eloíza. Segundo ela, em épocas de chuvas há grande necessidade de roçadas, podas e limpeza de bocas de lobo e galerias. Com a ampliação dos serviços prestados pela empresa vencedora da concorrência pública, haverá mais agilidade também nestes serviços, reiterou a secretária.

O prefeito Rogério Lorenzetti disse que após a licitação, haverá melhora significativa nos trabalhos de prevenção aos problemas causados pela chuva, pois serão mais equipes fazendo a limpeza de bocas de lobo e galerias. Outro aspecto destacado pelo prefeito foi o trabalho de combate à dengue, já que o desentupimento das bocas de lobo impedem que a água fique parada no local. “Além disso, os meio-fios serão pintados periodicamente. Tudo isso vai transformar as questões urbanísticas e paisagísticas de nossa cidade”, salientou Rogério.

Outra vantagem que a nova licitação garantirá a Paranavaí é a conservação das vias pavimentadas. Com a ampliação no número de equipes trabalhando nas ruas, a areia acumulada sobre o asfalto após períodos de chuva será retirada mais rapidamente. “A areia no asfalto dificulta o trabalho diário de nossas equipes e gastamos bastante tempo fazendo a retirada”, explicou o secretário de Infraestrutura, Eurípedes Lemes Silva.

A nova licitação para os serviços de coleta de lixo em Paranavaí será realizada no dia 10 de agosto. As empresas interessadas em participar podem acessar o site da Prefeitura (www.paranavai.pr.gov.br) ou obter mais informações sobre o edital e a documentação necessária ligando para a Diretoria de Compras e Patrimônio, no (44) 3421-2323.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto