Mais de 630 animais passaram por castração no último fim de semana em Paranavaí


  

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, conseguiu fazer a castração de 637 animais (entre caninos e felinos, machos e fêmeas) no último fim de semana. As ações do projeto, realizado através de um convênio com o Governo do Estado, aconteceram nos dias 19, 20 e 21 de novembro (sexta, sábado e domingo) nas dependências da Escola Municipal Deusdete Ferreira de Cerqueira Neto, localizada no Conjunto Luiz Lorenzetti.

Castração no último fim de semana em Paranavaí
Castração no último fim de semana em Paranavaí

“Em dois momentos deste ano foram realizados os pré-cadastros de pretensão para castração nas Unidades Básicas de Saúde. Posteriormente foi realizado o cadastro efetivo via contato telefônico. As castrações foram realizadas respeitando critérios de prioridade. Agendamos primeiramente as pessoas identificadas como acumuladoras de animais e aquelas que têm vários animais na casa e, na sequência, os demais cadastrados. Mais de 50% das pessoas que agendaram as castrações não compareceram com os animais. Então, fomos encaixando outros munícipes que foram até o local nos dias da ação”, explica a gerente do Departamento de Zoonoses e Bem-estar Animal, Merciliana Santos Souza.

A parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST) previa a castração de 553 animais em Paranavaí, “mas foi possível abrirmos uma quantidade maior porque o projeto pede que nós cadastremos 30% a mais que a capacidade total, já por conta do alto índice de não comparecimento daqueles que se cadastram previamente”, enfatizou Merciliana.

No total, foram realizadas 204 castrações de cães e gatos na sexta-feira (19/11), outras 238 no sábado (20/11) e mais 195 no domingo (21/11). O Castramóvel, entregue à Unifatecie no mês de junho através de uma Permissão de Uso celebrada com o município, também foi utilizado durante o fim de semana para a ação de castração.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto