MEIs terão semana dedicada a palestras, orientações e serviços gratuitos


  

A Semana Nacional do Microempreendedor Individual (MEI) teve início nesta segunda-feira (20/5) com uma abertura oficinal na Sala do Empreendedor. Durante toda a semana, os interessados em melhorar o desempenho de seus empreendimentos e também em sair da informalidade receberão consultorias, palestras de capacitação e serviços gratuitos, com foco no desenvolvimento de seus negócios.

O prefeito KIQ engrandeceu o trabalho realizado pela equipe da Sala do Empreendedor. “Temos avançado muito, mas sabemos que sempre temos espaço para melhorar. Empreender é necessário, por isso, todos devem sempre pensar em ter seu próprio negócio. Queremos tanto melhorar que estudamos facilitar o acesso a crédito através da criação de um fundo municipal. Particularmente, estou muito satisfeito com o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Sala. É gratificante ver as pessoas conseguindo resultados, ganha a população, ganha a cidade e todos ficam felizes”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel, disse que a parceria com o Sebrae tem possibilitado diversas conquistas ao município. “Os MEIs movimentam nossa economia de uma forma que poucos conseguem entender, por isso, ter o Sebrae ao nosso lado nesse trabalho facilita nossa vida, pois são parceiros em tudo. Esperamos que as pessoas possam aproveitar essa semana, as palestras e serviços que disponibilizamos”.

O presidente da Câmara de Vereadores de Paranavaí, José Galvão, valorizou o trabalho feito pela Sala do Empreendedor “Essa equipe de trabalho é muito competente. É muito importante ter um espaço como esse, pois o microempresário precisa dessa abertura, desse apoio do poder público”.

O vereador Dr. Leônidas enalteceu a importância dos MEIs para o desenvolvimento do município. “Alavancar alguém a sair da informalidade reflete no fim da ponta do desenvolvimento, pois traz crescimento e isso é fundamental. Esse é um trabalho extremamente importante e deve ser contínuo”.

Homenagens – Em 2018, a Sala do Empreendedor de Paranavaí recebeu o Selo Ouro de Referência em Atendimento. Foi o segundo ano que o município participou da avaliação para a obtenção do Selo concedido pelo Sebrae/PR. Na referência de 2017, o município havia ficado com o Selo Bronze. Em homenagem, o prefeito KIQ e demais lideranças que estiveram no local entregaram medalhas aos servidores da Sala do Empreendedor.

“Todos estão de parabéns. Ganhamos um troféu, mas fiz questão de dar uma medalha para cada servidor, pois o serviço é conjunto, portanto, a conquista também deve ser. Ninguém trabalha para um prefeito, mas para a população. Esses resultados nos fazem entender o quão importante são os servidores e como o trabalho tem sido feito de maneira exemplar”, enfatizou KIQ.

Para este prêmio, do total de 100 pontos possíveis, a Sala do Empreendedor de Paranavaí foi avaliada com 98 pontos. Das 170 Salas do Empreendedor do Paraná, 71 foram certificadas com o Selo Ouro de Referência em Atendimento. O consultor do Sebrae em Paranavaí, Wellington Perdomo, também entregou ao prefeito KIQ uma placa de homenagem à Prefeitura de Paranavaí concedida pelo Sebrae e a Fecomércio-PR, reconhecendo a expressiva contribuição de Paranavaí no desenvolvimento do comércio do Estado em 2018.

O que é a Semana MEI? – Os MEIs formalizados ou aqueles que querem ter mais informações para se formalizar, tem à disposição orientações para regularização do próprio negócio, oficina, consultorias de planejamento, orientação para captação de crédito, palestra e formalizações. Os microempreendedores individuais formalizados ganham vantagens empresariais, como a de emitir nota fiscal e melhores linhas de acesso ao crédito, bem como a proteção da Previdência Social, com direito à aposentadoria por idade, por invalidez, auxílio-maternidade e auxílio-doença.

Além da palestra, oficina e serviços gratuitos, os formalizados que não fizeram a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) poderão contar com a estrutura montada durante a Semana MEI para ficar em dia com as suas obrigações. Lembrando que o prazo para declarações encerra no dia 31 de maio e a prestação de contas é obrigatória.

A semana voltada aos MEIs vai de 20 a 24 de maio, com a realização da Prefeitura de Paranavaí, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e conta com a parceria do Sebrae/PR.

Em Paranavaí, todos os atendimentos, consultorias, palestra e oficina da Semana MEI deverão ser agendados diretamente na Sala do Empreendedor ou pelo telefone 3423- 4516. A Sala do Empreendedor de Paranavaí fica na Rua Paraíba, nº 1.710, Edifício HR (antigo Sinserpar), ao lado do Paço Municipal.

Confira a programação completa da Semana MEI em Paranavaí:
20 de maio (segunda-feira)
* 9h - Abertura Oficial
* das 13h30 às 17h - Mutirão DASN

21 de maio (terça-feira)
* das 8h30 às 17h - Consultoria de Planejamento Estratégico
* das 14h às 15h - Palestra de Formalização

22 de maio (quarta-feira)
* das 14h às 17h - Oficina de Marketing Digital

23 de maio (quinta-feira)
* das 13h30 às 17h - Mutirão DASN

24 de maio (sexta-feira)
* das 8h30 às 17h - Consultoria de Marketing Digital

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto