Mesmo em fase de ajustes, videomonitoramento já auxilia PM na apreensão de infratores


  

Pela terceira vez em pouco mais de 10 dias, o sistema de videomonitoramento urbano de Paranavaí, que ainda está em fase de testes, ajudou a polícia na apreensão de infratores. Na madrugada desta quinta-feira (17/11), a Polícia Militar conseguiu, com a ajuda das câmeras, flagrar e prender um ladrão que tentava arrombar uma farmácia na área central da cidade. Por intermédio das imagens foi possível identificar as características do autor e repassá-las para as equipes de serviço, que localizaram o infrator próximo ao Terminal Rodoviário Urbano.

Veja também: Agentes da Ditran e policiais militares começam a receber informações para operação do sistema de videomonitoramento

Há dez dias, outras cinco pessoas foram flagradas pelo sistema usando entorpecentes. Uma delas tinha mandado de busca e apreensão em aberto, expedido pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Paranavaí. Com os acusados foram encontrados três cachimbos para uso de crack. O flagrante só foi possível por causa do sistema de videomonitoramento. Os policiais da central avisaram policiais da viatura que se deslocaram a tempo de fazer o flagrante. Um menor foi conduzido até a delegacia e os demais foram advertidos.

De acordo com o comandante do 8º BPM, Tenente Coronel Antonio Olimpio Ramires Lima, mesmo operando em caráter experimental, essa nova modalidade de segurança pública já tem dado resultados expressivos. “A nossa expectativa é muito boa, porque agora poderemos atender as ocorrências em tempo real e inclusive ajudar a salvar vidas”, afirmou Lima.

Segundo o comandante, as câmeras também têm sido utilizadas para a preservação do patrimônio público e para notificar motoristas que praticam rachas em diversas regiões da cidade. “Acreditamos que esse sistema vai ajudar a inibir a ação de bandidos e inclusive reduzir os índices de criminalidade, porque essas câmeras serão os olhos da polícia em vários pontos do município”, completou.

O 8º BPM (Batalhão de Polícia Militar) é o responsável pelo manuseio do sistema de videomonitoramento e onde está localizado o Centro de Controle Operacional (CCO). Uma réplica desta central, denominada de Central Remota de Monitoramento (CRM), está instalada na Ditran (Diretoria de Trânsito). A previsão é que o sistema comece a funcionar efetivamente na próxima semana, assim que os testes forem concluídos.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto