Milhares de pessoas acompanham desfile cívico


  

Milhares de pessoas assistiram ao Desfile Cívico em Paranavaí e exercitaram o patriotismo e o orgulho de ser brasileiro neste 7 de Setembro.

A exemplo de outros anos, o 8º Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra iniciaram as apresentações e atraíram as atenções do público que conferiu das calçadas todos os detalhes. Os atiradores do Tiro de Guerra surpreenderam a platéia com tiros de festim.

Entre escolas, entidades e clubes de serviços, o desfile deste ano contou com 35 participações. Cada um mostrando um pouco do trabalho desenvolvido nessas instituições. Tradicionalmente as fanfarras, dez ao todo, arrancam aplausos do público, o que se repetiu nesta edição. Enquanto umas primavam por um repertório mais tradicional, outras ousavam com músicas popularmente conhecidas, mas a emoção e presteza estiveram presentes em todas.

E como a diversidade é marca dos desfiles na cidade, tanto pequeninos dos Centros de Educação Infantil, sob os olhos atentos das professoras, quanto os participantes do Grupo Paranavaí Maior Idade desfilaram com segurança. Eles mostraram que a idade não é problema para encarar o público e mostrar o patriotismo.

O palanque montado na rua Minas Gerais recebeu representantes de vários órgãos e entidades do município. O prefeito Maurício Yamakawa e secretários municipais, deputado Antonio Teruo Kato, vereadores entre outras lideranças políticas prestigiaram o desfile. O bispo Dom Sérgio Aparecido Colombo e representantes civis e militares também compareceram.

O encerramento da Semana da Pátria foi realizado às 17 horas desta sexta-feira (7) em frente à Prefeitura. Com a participação de estudantes, professoras, secretários, servidores, autoridades e a população, o prefeito Mauricio Yamakawa extinguiu o fogo simbólico e agradeceu a participação de todos nas cerimônias cívicas.

Yamakawa destacou o sucesso do desfile, o qual definiu como bastante prestigiado. Para o prefeito, esta foi uma Semana da Pátria que elevou a auto-estima e orgulho dos paranavaienses por conta das notícias da instalação da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) já no ano que vem e a construção da Unidade de PSF (Programa Saúde da Família) na chácara Jaraguá. “Buscamos oferecer qualidade de vida”, destacou.

Pedro Baraldi, secretário de Educação, fez um agradecimento a todos que colaboraram para as atividades da Semana da Pátria, especialmente a equipe da Educação que organizou o Desfile Cívico. Baraldi também fez menção a conquista da UTFPR. “Esta semana foi marcada por muitas conquistas”, salientou, referindo-se à nova unviersidade e Unidde de Saúde da Jaraguá.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Joaquim Aurélio da Conceição (Shiroff), a Semana da Pátria foi um momento oportuno para refletir o papel de cada paranavaiense na construção de uma cidade melhor. “Vislumbramos um futuro glorioso para a nossa cidade”, relatou.

A cerimônia também contou com a presença dos atiradores do Tiro de Guerra e da Fanfarra das Escolas Municipais Neusa Pereira Braga e Dácia Figueiredo Fortes, bem como do coral da Escola Municipal Jaime Canet. A Escola de Música Pixinguinha e Projeto Filosofia do Samba encerraram a solenidade com um show de muita qualidade.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí
http://www.paranavai.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=1699






Design by Gustavo Picoloto