Minha Casa, Minha Vida realiza sonho de família que aguardava há quase 20 anos pela casa própria


  

“É a realização de um sonho”. Foi assim que a dona de casa Silvana de Castro, 43 anos, definiu a casa própria que acaba de conquistar junto ao programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Ela faz parte de uma das 316 famílias beneficiadas pelo programa e que, em breve, irão fixar residência no Jardim Ipê, em Paranavaí.

316 famílias foram beneficiadas pelo programa Minha Casa Minha Vida, em Paranavaí
316 famílias foram beneficiadas pelo programa

Há quase 20 anos Silvana mora de favor em um imóvel de quatro cômodos (banheiro, cozinha e dois quartos) emprestado pela sogra, junto com o marido e três filhos, com idades entre 15 e 21 anos. O caçula, como ela mesmo diz, dorme com os pais, no mesmo local onde fica a “sala de TV” improvisada da família.

De acordo com a dona de casa, além da falta de espaço e de privacidade, o casal e os filhos também não possuem muitos móveis, entre eles guarda roupas. Quando questionada se ainda lembra do momento em que recebeu a notícia da conquista da casa própria, Silvana, com lágrimas nos olhos, disse que foi um dia muito feliz. “Eu esperei a vida inteira por essa casa e já estava até perdendo as esperanças”, contou. “Jamais teria condição de ter uma casa própria se não fosse por esse programa”, completou.

A chefe de família - Atualmente desempregada, Ivanilda Freitas, 30 anos, vive com os três filhos, com idades entre 3 e 13 anos, em uma casa alugada de dois cômodos (cozinha, quarto e banheiro externo) na Vila Alta. Assim como Silvana, Ivanilda lamenta a falta de espaço e de privacidade, e já faz planos para a casa própria que acaba de conquistar. “Ainda não caiu a ficha. Não consigo acreditar. Estou muito feliz”, declarou a chefe de família, que disse não ver a hora de se livrar do aluguel e ainda ter uma sala de TV para poder aproveitar com os filhos.

Estas histórias são apenas dois exemplos de famílias paranavaienses beneficiadas pelo Minha Casa, Minha Vida, um programa do Governo Federal que tem a parceria do município. A modalidade de conjuntos habitacionais é destinada para famílias com renda de até três salários mínimos. As casas possuem 36 metros quadrados cada, conforme prevê o programa para todo o país, e os terrenos possuem, em geral, 160 metros quadrados.

As casas possuem 36 metros quadrados cada, em Paranavaí
As casas possuem 36 metros quadrados cada

Processo de seleção – De acordo com a assistente social da Diretoria de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Pauline Machado de Oliveira, o processo de seleção que culminou na escolha das 316 de famílias foi longo e criterioso, tendo início em 2009, com o cadastramento feito pela Prefeitura Municipal que constatou um déficit de quase 5 mil unidades habitacionais em Paranavaí.

Em seguida aconteceram as visitas domiciliares feitas pelas assistentes sociais, que recolheram os dados, montaram uma lista de famílias aptas para receber o benefício e encaminharam para avaliação da CEF. As famílias classificadas como compatíveis passaram então para uma segunda fase, onde foram solicitados documentos por parte da Prefeitura. Esses documentos retornaram para a Caixa e passaram por uma nova avaliação do agente financeiro.

Para participar do programa os interessados não podem ter casa própria. Famílias chefiadas por mulheres ou que moram em áreas de risco têm prioridade, de acordo com o Governo Federal. Segundo Pauline, o município também adota alguns critérios para a escolha, priorizando famílias com idosos, deficientes e crianças ou adolescentes.

Reunião – Nos últimos dias 13, 14, 17 e 18, Silvana, Ivanilda, e outras dezenas de famílias beneficiadas pelo programa participaram de reuniões com representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano para tratar de questões como financiamento, valores das parcelas, sorteio e entrega do imóvel.

O prefeito Rogério Lorenzetti participou das duas primeiras reuniões e salientou a importância de projetos como o Minha Casa, Minha Vida, na garantia de dignidade as famílias brasileiras. “Um das coisas que dá dignidade a uma família é ter o seu endereço próprio. E é com esse propósito que os governos Federal e Municipal vêm trabalhando”, frisou.

Também participaram das reuniões a primeira-dama do município, Cristina Lorenzetti, os secretários Moacir Ferreira Maciel (Sedur), Marly Bavia (Desenvolvimento Social), e o líder comunitário do Jardim Ipê, José Nardoni. A entrega das unidades habitacionais está marcada para o dia 18 de novembro. Antes disso, porém, no dia 26 de outubro, às 8 horas, será realizado no ginásio Lacerda Braga o sorteio da localização do imóvel dentro do empreendimento.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto