Mobilizações marcam Dia Nacional de combate à violência sexual


  

Mobilizar a sociedade no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Este é o objetivo das mobilizações que vão ocorrer no centro de Paranavaí nesta sexta e no sábado por conta do Dia Nacional de Combate ao Abuso, Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – dia 18. A data faz menção a um caso ocorrido em Vitória, no Espírito Santo em 1973.

Na sexta-feira as ações começam às 8h e vão até às 18h. Durante todo o dia haverá distribuição de folhetos explicativos e adesivos em vários pontos da cidade. Voluntários ainda vão orientar a comunidade no calçadão como proceder para denunciar casos de violência e até identificar possíveis vítimas. No sábado, a mobilização continua. Vai ser das 8h às 13h.

Na segunda-feira, integrantes do Sentinela e da Comissão vão participar de um trabalho de conscientização na Fafipa (Faculdade de Ciências e Letras de Paranavaí) com os alunos dos cursos de pedagogia, serviço social e enfermagem.

Meire Aparecida Lopes, Coordenadora do Programa Sentinela - que atende atualmente 120 casos de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual na cidade - conta que as denúncias ainda estão escassas, motivadas principalmente pela falta de conscientização da população. “Muitas pessoas têm medo de denunciar. Mas podem fazer de forma anônima”, comentou a coordenadora destacando que muitas escolas têm encaminhado denúncias. Os eventos estão sendo organizados pela equipe do Programa Sentinela - em parceria com os integrantes da Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto