Moradores do Morumbi decidem no “voto” melhorias para o bairro


  

Em uma iniciativa inédita, o prefeito Rogério Lorenzetti colocou em votação alguns assuntos de interesse do Jardim Morumbi, durante reunião do Programa de Atenção aos Bairros (PAB), na terça-feira à noite. O PAB teve início na segunda-feira e estará no bairro até o próximo sábado.

Veja também: PAB no Jardim Morumbi começa nesta segunda-feira

Um dos assuntos que despertou maior interesse da comunidade foi a proposta de desativar a ciclovia existente no prolongamento da Avenida Domingos Sanches, até a Rua Guaporé.
Um dos assuntos que despertou maior interesse da comunidade foi a proposta de desativar a ciclovia existente no prolongamento da Avenida Domingos Sanches, até a Rua Guaporé.

Cerca de uma centena de moradores participou do encontro realizado no salão paroquial. Além do prefeito e secretários, participaram também os vereadores Josias Zarelli, Celso Avelar e José Galvão (que elogiaram a iniciativa do prefeito de se reunir com as comunidades), a esposa do deputado Teruo Kato, Jeanne Kato, representando o parlamentar, e a vice-diretora da Fafipa, Luzia Bana, além de várias lideranças comunitárias, lideradas pelo presidente da Associação de Moradores, Marcos César de Oliveira.

Um dos assuntos que despertou maior interesse da comunidade foi a proposta de desativar a ciclovia existente no prolongamento da Avenida Domingos Sanches, até a Rua Guaporé. Diante da polêmica, o prefeito Rogério Lorenzetti propôs a votação.

“Nós, prefeito, secretários, vereadores e a comunidade, somos donos da cidade. E a comunidade, como dona de seu bairro, vai escolher a melhor opção. Os que não compareceram a reunião deram direito aos que vieram decidir por eles”, explicou o prefeito.

Colocada a proposta em votação, a maioria escolheu pela manutenção da ciclovia. Os que queriam a sua retirada argumentaram que ela tornava o trecho perigoso. O prefeito contrapôs dizendo que quando ela foi construída, pelo então prefeito Teruo Kato, o trecho tinha mão única e que o perigo veio depois que a rua tornou-se mão dupla. Novamente o prefeito pôs em votação a possibilidade de tornar aquela via em mão única. A proposta saiu vencedora.

Agora, informa Rogério, técnicos da Prefeitura vão trabalhar na recuperação da ciclovia e estudar o melhor sentido da mão única, se em direção bairro-centro ou vice-versa.

“Foi uma reunião histórica. Demos a oportunidade de a comunidade decidir o que era melhor para ela. Na verdade, o PAB é o embrião do Orçamento Participativo que vamos implantar neste ano. E a população deve aprender a tomar decisões. Foi um grande exercício de cidadania”, destacou o prefeito Rogério Lorenzetti.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto