Município entrega nova UBS do Jardim Ouro Branco no dia 22

Rhema Educacao


A administração municipal entrega no próximo dia 22 de dezembro (sexta-feira), uma nova UBS (Unidade Básica de Saúde) para a população da região de abrangência do Jardim Ouro Branco. A nova UBS vai levar o nome do menino Cesar Henrique de Lucena Penha e dará atendimento a mais de 9 mil pessoas que moram nos jardins Santos Dumont, Ibirapuera, Ouro Branco, Itaipu, Antigo Aeroporto, Guanabara, Vila Argus, Novo Ouro Branco, Oásis, Jardim das Nações e jardins Maravilha I e II. A cerimônia para entrega da nova unidade de saúde está marcada para às 8h30.

Para a construção da nova UBS foram investidos R$ 752.505,60 entre recursos repassados pelo Governo Federal e a contrapartida do município. O novo espaço tem aproximadamente 473 m² de construção (padrão de UBS porte II) que abrigam sala de acolhimento, acompanhamento da gestante e do bebê, consulta médica, consulta de enfermagem, consulta odontológica, curativos, dispensação de medicamentos básicos, exame preventivo, planejamento familiar, atendimento aos diversos grupos (idosos, crianças, adolescentes, hipertensos, diabéticos, etc), educação em saúde etc.

O atendimento será feito por duas equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família), somando dois médicos, duas enfermeiras, dois técnicos de enfermagem, quatorze Agentes Comunitários de Saúde (ACS), um Odontólogo e um Técnico de Higiene Bucal. A unidade ainda contará com mais um técnico de enfermagem da UBS, uma técnica de enfermagem responsável pela sala de vacina, três estagiários (dois de enfermagem e um administrativo) e uma auxiliar de serviços gerais. A coordenadora da UBS será a enfermeira Bruna Muller da Silva Ramos.

A nova UBS dará melhor estrutura aos profissionais da área de saúde, permitirá a ampliação de serviços e garantirá mais conforto no atendimento aos usuários.
Homenagem – A nova UBS vai receber o nome do menino Cesar Henrique de Lucena Penha, que nasceu em 17 de abril de 1997 e faleceu em 1º de junho de 2001. Filho de Jesus Carlos Pereira da Penha e Lucélia Ferreira de Lucena Penha, o menino Cesar Henrique lutou pela vida e, mesmo vivendo poucos anos, marcou e influenciou a vida da família e das pessoas com quem conviveu.

Cesar Henrique também é homenageado em reconhecimento aos relevantes trabalhos realizados pelos seus pais em prol da comunidade paranavaiense. Seu pai, Jesus Carlos, atuou como diretor financeiro da APAE nos anos de 1992/93; foi voluntário da Creche Santa Terezinha do Menino Jesus por mais de 10 anos; membro do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Paranavaí desde agosto de 2003, sendo presidente por duas gestões (2007/2008 e 2010/2011); membro do Rotary Club Fazenda Brasileira desde setembro de 2001, sendo presidente na gestão 2007/2008; e membro do Movimento Familiar Cristão (MFC) desde maio de 1992.

Sua mãe, Lucélia, também atuou como voluntária da Creche Santa Terezinha do Menino Jesus por mais de 6 anos e é membro do Movimento Familiar Cristão desde maio de 1994. Ela e o marido foram eleitos coordenadores gerais do MFC Cidade para a gestão 2017/2018.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto