Município firma convênio com Viapar para destinar recursos à Sociedade Protetora dos Animais


  

Na manhã desta segunda-feira, o prefeito Rogério Lorenzetti e o gerente operacional da Viapar, Luciano Mendes, assinaram um convênio tríplice para a destinação de recursos à Sociedade Protetora dos Animais (SPA). O convênio visa a implantação de um programa de recolhimento de animais de grande porte, retirando-os do perímetro urbano.

“O problema dos animais soltos nas ruas precisava de solução. Foram muitas conversas com a Viapar e estudos de como poderíamos resolver a situação. Só não podíamos mais continuar colocando a saúde da população em risco e também a segurança de quem transita pelas estradas próximas. Esta parceria é muito importante e estamos muito satisfeitos com o entendimento da empresa Viapar em colaborar nesta parceria”, destacou o prefeito.

O gerente operacional da Viapar, Luciano Mendes, ressaltou que outros municípios deveria seguir o exemplo de Paranavaí e aderir a iniciativas como esta. “Em 2011, a Viapar registrou 24 acidentes com animais nas estradas aqui da região. Isso porque ainda fizemos a apreensão de 222 animais, senão o índice de acidentes seria bem maior. Precisamos parabenizar esta iniciativa do município, pois este trabalho é muito importante para garantir a segurança dos usuários das estradas. Por isso a empresa fez questão de participar neste processo e esperamos que outros municípios se espelhem neste projeto que está começando aqui”, incentivou Mendes.

O convênio – Através do convênio, a Viapar vai repassar R$ 10 mil por mês à Sociedade Protetora dos Animais e a Prefeitura vai entrar com uma contrapartida mensal no mesmo valor. O convênio é válido por 12 meses, sem passível de renovação.

A Viapar vai programar duas ações por mês de recolhimento de animais de grande porte, entre equinos, bovinos e caprinos, do perímetro urbano e das estradas mais próximas à Paranavaí, e vai encaminhar estes animais à SPA.

“A partir daí, os proprietários têm 10 dias para procurar a Sociedade Protetora dos Animais e resgatar seus animais. Mas, para que seja devolvido ao dono, é precise que ele comprove que o animal será recolocado em uma área rural. Se isto não for feito em até 10 dias, os animais serão colocados para leilão, e os recursos serão revertidos para a manutenção do SPA”, explicou o diretor da Vigilância Sanitária, José Marchi. Na avaliação dele, esta parceria será muito importante para melhorar o processo sanitário dos animais. “Todo animal que chegar ao SPA será vacinado, tratado das doenças, alimentado e receberá uma marcação. Caso haja reincidência na captura do animal, ele irá direto para leilão, pois isso significa que o proprietário não respeitou a determinação de hospedá-lo em área rural”, esclarece.

A presidente da Sociedade Protetora dos Animais, Daniele Atala, disse que o espaço já está passando por uma reestruturação para receber os animais de grande porte que serão encaminhados através das ações da Viapar. O prefeito Rogério apontou ainda que o município já estuda a viabilidade de uma permuta de terreno para levar a SPA para um área maior, com o intuito de otimizar ainda mais este trabalho.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto