Nos 53 anos da Praça da Xícara, Prefeitura anuncia reforma do calçamento externo


  

Um dos maiores símbolos de Paranavaí está completando 53 anos de existência. Inaugurada no dia 23 de novembro de 1964, a praça da Xícara já foi motivo de orgulho para os moradores. Mas atualmente, muitos reclamam das condições do calçamento.

“Frequento a praça há 42 anos e ela sempre foi muito bonita. Mas hoje está precisando de reparos. Mas eu creio que um dia ela será recuperada, pois é um cartão postal da cidade”, disse o morador Genésio Albacural.

A principal reclamação de quem frequenta a praça é o calçamento. “A calçada tá muito ruim. Com essas pedras soltas, fica fácil uma pessoa de idade cair e se machucar”, completou Fernando Simonetti, que mora em frente à praça.

Atendendo aos pedidos da população, a prefeitura de Paranavaí deve começar as obras de revitalização da praça dentro de 60 dias. Na primeira etapa, será trocado todo o calçamento externo, a um custo de R$ 53 mil. Dinheiro que sairá da secretaria de Comunicação Social, graças aos esforços em economizar com pagamento de publicidade. “Este ano, conseguimos reduzir em 87% os gastos do município com pagamento de publicidade. Vamos transferir esses recursos para outras áreas prioritárias da cidade”, disse o secretário de Comunicação, Eduardo Nakamura.
Em uma segunda etapa, será feita a troca do calçamento interno da praça, paisagismo e revitalização da fonte (xícara). A previsão é que essa segunda etapa deve começar em meados do ano que vem.

História – Você sabia que oficialmente a praça na verdade se chama Praça Sinval Reis? Foi em homenagem ao primeiro Juiz de Direito e um dos principais pioneiros da cidade. O local ficou popularmente conhecido como Praça da Xícara graças ao monumento construído no meio da praça para homenagear os produtores de café que desbravaram a região.

Nos anos 50, o terreno onde hoje existe a praça era muito frequentado pela população, mas por motivos diferentes. Ali existia um hospital e um necrotério, por isso, sempre foi possível notar a movimentação de pessoas em qualquer horário do dia.

Com o crescimento da cidade e o passar dos anos, notou-se que por se tratar de um terreno na área central, a construção de um exemplo de lazer seria muito bem-vinda pela população. A praça foi construída e inaugurada pelo prefeito Antônio José Messias.
Qualquer cidadão de Paranavaí já viu pelo menos uma vez o chafariz da Praça da Xícara jorrar água. Ainda quando funcionava, o chafariz chamava a atenção das pessoas que caminhavam nos arredores da praça. À noite, a combinação da natureza, da boa iluminação e do chafariz rendiam momentos de tranquilidade e lazer para as pessoas.

Problemas estruturais, falta de manutenção e o vandalismo foram motivos para o esvaziamento da praça. Com a bomba do chafariz quebrada e a calçada deteriorada, a reforma desse patrimônio histórico de Paranavaí é um dos maiores pedidos da população.

Pedido que deve ser atendido em breve. “Graças aos recursos economizados pela secretaria de Comunicação, nós vamos poder adiantar a reforma do calçamento da praça da Xícara. Dentro de 60 dias vamos começar as obras, e no ano que vem vamos revitalizar a fonte, que voltará a ser motivo de orgulho para os moradores”, disse o prefeito KIQ.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto