Prefeitura adota novo sistema para escrituração contábil


  

A Prefeitura de Paranavaí (Departamento de Fiscalização Tributária) realizou uma reunião com o sindicato dos contabilistas para repassar as informações referentes ao novo sistema para escrituração contábil.

Trata-se do Livro Eletrônico, um software que vai beneficiar tanto as empresas e contadores quanto a prefeitura, que oportunizará a padronização dos dados.

De acordo com Roberto Satin Inácio, do Departamento de Fiscalização da Prefeitura, os benefícios para os contadores dizem respeito a um controle maior das movimentações da empresa, bem como da possibilidade de tirar relatórios freqüentes das mesmas, já que o software poderá ser acessado em tempo real.Antes, cada escritório tinha seu software e a prefeitura não tinha os dados padronizados. Cada escritório poderá continuar com o seu sistema, mas deverá importar as informações para o Livro Eletrônico, que é bastante completo.

O software passou por uma fase experimental antes de ser adotado oficialmente pela prefeitura. Nos meses de outubro, novembro e dezembro a escrituração será feita de forma simplificada, centrada apenas no valor da movimentação financeira referente aos serviços.

A partir de janeiro do próximo ano a escrituração deverá ser feita de forma completa, envolvendo assim mais dados. Vale lembrar que as empresas que não optaram pelo Simples Nacional poderão emitir a guia para recolhimento ISS (Importo Sobre Serviço) através do Livro Eletrônico.

As empresas tomadoras de serviços que estiverem obrigadas a efetuar a retenção do ISS deverão procurar o departamento de Fiscalização Tributária para fazer o cadastro, pois estarão obrigadas a efetuar a retenção através do novo software.Serviço: Os contadores que ainda não estão cadastrados na Prefeitura podem obter mais informações sobre os procedimentos ligando na Prefeitura (3421-2323) nos ramais 1410/1411 ou ainda 1407.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto