Novos serviços de manutenção e limpeza começam a ser executados a partir de dezembro


  

Manutenção de galerias e bocas-de-lobo; capinação mecanizada; capina manual e roçada mecanizada; e serviços auxiliares de limpeza padronizada. Estes são os novos serviços que a Transresíduos, empresa vencedora da licitação para realizar a coleta de lixo, manejo e manutenção em Paranavaí, terá de executar. O contrato foi assinado pelo prefeito licenciado Rogério Lorenzetti na última segunda-feira (6) e esses trabalhos passarão a ser feitos a partir de dezembro, segundo informou o secretário de Gestão, Gilmar Pinheiro.

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A secretária de Meio Ambiente, Eloíza Felippe, explicou que a mudança estabelecida pelo contrato com a Transresíduos vai garantir mais agilidade na execução dos serviços. Ela exemplificou: “em épocas de chuvas há grande necessidade de roçadas, podas e limpeza de bocas-de-lobo e galerias. Com a ampliação dos serviços prestados pela empresa vencedora da concorrência pública, haverá mais rapidez também nestes serviços”.

Eloíza afirmou ainda que os novos serviços não serão executados de forma permanente. “Vão funcionar como uma reserva do município. Quando as equipes da Prefeitura estiverem sobrecarregadas, a empresa ficará responsável pela execução deles.”

O prefeito Rogério Lorenzetti disse que, com o início dos novos serviços, haverá melhora significativa nos trabalhos de prevenção aos problemas causados pela chuva, pois serão mais equipes fazendo a limpeza de bocas de lobo e galerias. Outro aspecto destacado pelo prefeito foi o trabalho de combate à dengue, já que o desentupimento das bocas de lobo impedem que a água fique parada no local. “Além disso, os meios-fios serão pintados periodicamente. Tudo isso vai transformar as questões urbanísticas e paisagísticas de nossa cidade”, salientou Rogério.

Para ele, o fato de a mesma empresa ter vencido a licitação significará mais tranquilidade à população, que não sofrerá com a interrupção dos serviços de coleta de lixo domiciliar e seletivo. “Fazer a alternância entre a antiga e a nova empresa poderia causar um certo tumulto com relação a coleta de lixo na cidade”, lembrou o prefeito.

Outra vantagem que a nova licitação garantirá a Paranavaí é a conservação das vias pavimentadas. Com a ampliação no número de equipes trabalhando nas ruas, a areia acumulada sobre o asfalto após períodos de chuva será retirada mais rapidamente.
A concorrência pública que definiu a empresa que realizará o trabalho de coleta domiciliar de lixo e demais serviços foi realizado no último dia 26 de agosto, mas o prazo para recurso, de cinco dias úteis, só terminou na última quinta-feira, dia 2. Só após esse período foi possível a assinatura do contrato por parte da empresa e do município.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






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