“O Plano será um sistema de gerenciamento do nosso patrimônio hídrico”, afirmou o secretário Rasca


  

A coordenadora da Agência de Bacias Hidrográficas de Paranavaí, Sony Felippe, e a técnica do Instituto das Águas, Mariana Sofi Rooda, apresentaram hoje, 18/03, o Plano Estadual de Recursos Hídricos (Plerh/PR) para a região das unidades hidrográficas do Alto Ivaí, Baixo Ivaí, Paraná 1, Pirapó e Paranapanema 3 e 4. O encontro, que foi realizado na Aciap, reuniu sociedade civil, usuários, Poder Público, lideranças e autoridades locais, regionais e estaduais.

Veja também: Paranavaí será sede de evento que apresenta Plano Estadual de Recursos Hídricos

“A água é o nosso patrimônio mais importante e o Plano é um sistema de gerenciamento desse patrimônio”, disse Rasca em Paranavaí
“A água é o nosso patrimônio mais importante e o Plano é um sistema de gerenciamento desse patrimônio”, disse Rasca.

Para o secretário Rasca Rodrigues, o Plerh/PR é o plano mais bem elaborado de todo o Brasil, o que demonstra a preocupação do Governo Estadual com a preservação ambiental. Na ocasião, Rasca ainda destacou o trabalho do deputado Teruo Kato, que, segundo ele, é um grande batalhador pelo patrimônio hídrico do Estado.

“A solução ambiental está no comportamento de cada cidadão”, destacou o secretário. “A água é o nosso patrimônio mais importante e o Plano é um sistema de gerenciamento desse patrimônio”, completou ele.

O Plano é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Instituto das Águas do Paraná e serve como elemento orientativo à Política Estadual de Recursos Hídricos e aos Planos de Bacia Hidrográfica. O objetivo do documento é promover o desenvolvimento econômico com a preocupação ambiental e conservar as águas com uma visão estratégica de uso.

O prefeito Rogério Lorenzetti ressaltou que hoje, o Paraná é reconhecido em todo o Brasil pela atenção que tem com o meio ambiente, e que o plano apresentado é fundamental para que a população possa continuar vivendo bem em todo o planeta. “Em minha opinião, o Paraná é um Estado exemplo na proteção de seus recursos naturais”, enfatizou.

O presidente do Instituto das Águas, João Lech Samek, explicou detalhadamente os objetivos do Plano e como ele foi elaborado, e afirmou que o documento expõe metas e prioridades a serem alcançadas por Poder Público e sociedade civil.

José Augusto Felippe, secretário especial de Estado, parabenizou a iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) pela elaboração do Plano e se disse feliz por ver que a discussão sobre o patrimônio hídrico passou a ser uma discussão de toda a sociedade.

Por fim, João Roberto Viotto, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí, elogiou o secretário Rasca e seu trabalho a frente da Sema, e destacou que a apresentação do Plano é um encontro que faz a diferença na região.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto