Oficina mostrou a trabalhadores rurais como fazer aquecedores solares ecológicos


  

Caixas de leite longa vida, garrafas pet, encanamento e luvas.

Com esses materiais é possível montar um painel de captação de energia solar para aquecer a água. Foi o que a Oficina de aprendizagem para confecção de aquecedor solar realizada nesta quarta-feira, no 8º Batalhão de Polícia Militar, mostrou a trabalhadores rurais sem-terra e produtores rurais de Paranavaí e municípios da região.

De acordo com o major Antonio Olímpio Ramires Lima, comandante do 8º BPM, o principal objetivo da oficina foi mostrar que o uso do aquecedor solar ecológico pode diminuir os gastos na conta de luz e facilitar os trabalhos domésticos, garantindo água aquecida, em casas onde não há energia elétrica. A oficina contou com a participação de integrantes do Batalhão de Polícia Ambiental.

Além de realizar um importante trabalho social, ensinando os trabalhadores a confeccionar os painéis, os policiais militares também contribuem com a preservação do meio ambiente, garantiu o comandante Lima. “Essas pessoas podem montar um aquecedor e fazer uso doméstico ou podem vender e aumentar a renda familiar”, sugeriu.

O prefeito Mauricio Yamakawa visitou o 8º BPM e elogiou a iniciativa enquanto prática ecologicamente correta, destacando, também, a importância do trabalho social para ajudar trabalhadores. Além de economizar, eles poderão melhorar a qualidade de vida de forma simples e eficiente.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto