Operação “Victus” encontrou mais de 350 produtos vencidos em supermercados


  

O Procon de Paranavaí realizou nesta semana mais uma fase da Operação “Victus” (“vencido” em latim) para fiscalizar a validade de produtos. A ação mais uma vez revelou números que impressionam: foram encontrados 362 produtos vencidos em dois grandes supermercados da cidade, que no mesmo momento foram descartados por fiscais do Procon na presença dos responsáveis dos estabelecimentos.

Veja também: Operação “Victus” encontrou mais de 700 produtos vencidos em pontos comerciais

Para o coordenador do Procon, Carlos Eduardo Balliana, essas ações dão mais segurança e tranquilidade aos consumidores, pois produtos que poderiam estar sendo vendidos e consumidos irregularmente estão sendo descartados. “É nossa função fiscalizar e cumprir a legislação federal. Não queremos prejudicar ninguém com essas ações, mas apenas seguir corretamente o Código de Defesa do Consumidor. Não vamos deixar que produtos vencidos estejam nas prateleiras de qualquer comércio e o consumidor seja enganado. Muito pelo contrário, vamos intensificar as fiscalizações ainda mais nas próximas semanas”, ressaltou.

Após a verificação, os dois estabelecimentos comerciais foram autuados e agora possuem prazo de 10 dias para apresentar a defesa. Após esse prazo, o processo de fiscalização vai para julgamento preliminar, onde poderão ser aplicadas sanções de multa.

Com as duas etapas da Operação, o Procon já apreendeu 1.080 produtos vencidos em seis estabelecimentos fiscalizados. Para aqueles consumidores que adquiriram produtos vencidos, a orientação é ir até o supermercado com a nota fiscal em mãos e solicitar a troca do produto.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto