Ouvidoria da Saúde registrou queda no número de reclamações e denúncias em 2010


  

Uma ferramenta de comunicação entre população e gestores, a Ouvidoria da Saúde é o órgão da Secretaria Municipal de Saúde que mede a qualidade do atendimento deste setor em Paranavaí. O munícipe pode utilizar este serviço de duas formas: por telefone ou visitando a própria Ouvidoria, que fica no Nis Central. Lá são registradas orientações, informações, reclamações, denúncias. Todas averiguadas pela própria Ouvidoria, que procura dar solução a 100% dos casos.

Todos os meses a Ouvidoria apresenta um relatório dos atendimentos realizados durante aquele período. São consideradas reclamações e denúncias oficiais aquelas que são registradas e assinadas pelo munícipe. Para se ter uma ideia, em dezembro de 2010, foram 110 atendimentos.

Destes, 105 foram para pedir orientações e informações sobre transporte, medicamentos, tratamento fora de domicílio, entre outros. Reclamações e denúncias somaram 5 atendimentos. Do total de reclamações registradas no relatório, 90% já foram solucionadas, sendo que as outras 10% ainda aguardam encaminhamento por serem reclamações ou denúncias que envolvem as demais esferas do Poder Público.
Conforme aponta Zenaide Rosa Borges, ouvidora da Saúde, estes números vem apresentando queda a cada mês. “A população aprendeu a usar o serviço como um canal de comunicação e entendeu que a Ouvidoria não se trata de uma central de agendamento de exames”, afirmou.

Para se ter uma ideia, em julho de 2010 foram registrados 439 pedidos de informações e orientações, caindo para 289 em agosto, 235 em setembro, 191 em outubro, 187 em novembro e 105 em dezembro. Já as reclamações e denúncias registraram um total de 13 em julho, 12 em agosto, 6 em setembro e também em outubro, 8 em novembro, caindo para 5 em dezembro.

Para Selma Weber, secretária interina da Saúde, esta mudança no comportamento do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) aconteceu juntamente com uma reestruturação da Secretaria, que apostou na capacitação dos profissionais da Saúde e inclusive da Ouvidoria. “Hoje os nossos relatórios mostram que a população entendeu o papel da ouvidoria. Além disso, tivemos queda no número de reclamações e denúncias, o que demonstra que as ações de reestruturação da Secretaria começaram a dar bons resultados”, declarou Selma.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






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