Paraná em Ação vai estimular trabalho formal em Paranavaí


  

Trabalhadores da região de Paranavaí que quiserem sair da informalidade terão excelente oportunidade de tirar dúvidas e conhecer o programa Empreendedor Individual. O Sebrae/PR vai dar orientações sobre como formalizar empresas durante a edição do programa Paraná em Ação, organizado pela Secretaria de Estado de Relações com a Comunidade, que começa nesta sexta-feira (21), em Paranavaí, no Noroeste do Paraná.

Esse será apenas um dos serviços disponíveis no Ginásio Noroestão, na Rua Enira Braga Ribeiro Morais, Jardim Nakamura. A abertura do Paraná em Ação será às 10 horas. O atendimento, na sexta-feira e no sábado, será das 9 às 17 horas, com encerramento no domingo (23) ao meio-dia. Esta é a terceira edição do programa neste ano.

Durante os três dias, serão atendidas centenas de pessoas que terão à disposição serviços gratuitos, como emissão das carteiras de identidade e de trabalho e CPF. Será possível fazer a contagem de tempo de serviço para aposentadoria e benefícios sociais, inscrições nos serviços gratuitos do Governo do Estado e participar de oficinas e palestras, além das atividades de orientação e recreação.

Os serviços judiciários, como separações, divórcios, guarda de menores e casamento coletivo, serão realizados pelo Projeto Justiça no Bairro. O atendimento será no mesmo horário do Paraná em Ação, no Colégio Professor Bento Munhoz da Rocha Neto, em frente ao Ginásio Noroestão.

Serviços – Os consulados da Argentina e Paraguai participam da edição do Paraná em Ação. Eles vão ajudar brasileiros que moram, moraram ou tiveram filhos nesses países a regularizar a documentação. Outra novidade são as orientações do Sebrae/PR para fomentar o empreendedorismo. Consultores vão dar orientações sobre o programa Empreendedor Individual e oferecer suporte e esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre o processo de formalização de uma empresa.

Além do Sebrae/PR, entidades ligadas no processo de formalização do empreendedor, como o Sindicato dos Contabilistas, Prefeitura de Paranavaí, com a Secretaria do Planejamento e Receita Municipal, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros irão oferecer apoio para quem desejar sair da informalidade.

Sanepar – A Sanepar também estará presente no Paraná em Ação em Paranavaí. Entre as atividades programadas pela empresa está o cadastramento e recadastramento de famílias na Tarifa Social, repasse de informações sobre os serviços prestados pela empresa e preservação ambiental, orientações sobre a forma correta de fazer a ligação de esgoto, e dicas de economia, entre outros.

Criada pela Sanepar em 1989, a Tarifa Social garante às famílias de menor renda o acesso à água tratada e ao serviço de coleta e tratamento de esgoto a baixo custo. Com a participação no programa, as famílias pagam somente R$ 5,80 pela água e R$ 2,90 pelo serviço de esgoto, para um consumo de até 10 mil litros de água por mês.

Os critérios para se cadastrar na Tarifa Social são: a metragem do imóvel, que não pode ultrapassar os 70 metros quadrados; a renda familiar, que deve ser de até dois salários; e o consumo de água, de até 2,5 mil litros por mês por pessoa. Para iniciar o processo de cadastramento o usuário deve apresentar a fatura de água, documentos pessoais, como RG e CPF, comprovantes da renda familiar e documento do imóvel (IPTU ou contrato de aluguel).

O Paraná em Ação é aberto a toda a comunidade da região. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 645-5252.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto