Paranavaí assina Pacto pela Infância e Juventude


  

O vice-prefeito de Paranavaí, Rubens Felippe, esteve em Maringá nessa quinta-feira quando destacou as principais ações voltadas para a área social do município.

A manifestação foi durante o 1º Encontro Regional (Maringá e Paranavaí) da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude do Paraná, evento em que o Estado apresentou para as lideranças regionais o “Pacto Pela Infância e Juventude”, constituído de dez eixos que visam valorizar e promover a cidadania entre os jovens do Paraná.

O evento foi realizado no Sinteemar (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino Superior de Maringá) na última quinta-feira. Durante o lançamento a secretária de Estado da Criança e da Juventude, Thelma Alves Oliveira, sintetizou as ações voltadas para crianças e adolescentes e destacou a importância dos municípios na efetivação das ações propostas.

Por entender a importância do tema, Rubens Felippe assinou o Pacto pela Infância e Juventude pelo município de Paranavaí. Outros prefeitos da macrorregião estiveram presentes, dentre os quais, Silvio Magalhães Barros, anfitrião (Maringá); Cido Spada, de Sarandi; e Edno Guimarães, de Cianorte. Felippe entregou para a secretária o projeto de lei que doa um terreno de mil metros quadrados próximo ao Centro de Eventos de Paranavaí.

No terreno, cuja proposta de doação será apreciada pela Câmara de Vereadores, deverá ser construída a casa de semi-liberdade para jovens de 12 a 18 anos. “Essa casa vai permitir o que é mais importante para resgatar a cidadania: dar oportunidade. A casa vai abrir as portas para que os jovens se preparem e sejam cidadãos no sentido mais amplo da palavra”, salientou Rubens Felippe. A casa abrigará jovens em conflito com a lei, mas permitindo que saiam para fazer cursos, treinamentos e freqüentar a escola regularmente.

Thelma parabenizou as equipes das regionais de Maringá e Paranavaí pelo trabalho desempenhado. “Os eventos são importantes para debater onde há falhas e onde precisamos melhorar”, disse. Ela lembrou que os dez pontos prioritários do pacto precisam servir de instrumento de mobilização nos 399 municípios do Paraná.

O Pacto pela Infância de Juventude sintetiza a política pública de atenção a crianças, adolescentes e jovens do Estado do Paraná. Ele propõe dez prioridades à sociedade paranaense, ao governo e à família para que concentrem seus esforços, recursos, idéias e energia, formando uma aliança de proteção, de oportunidades e de práticas de cidadania.

Pela proposta, toda a sociedade deve trabalhar os seguintes eixos: Por um ambiente familiar fortalecido e protetor; Pelo enfrentamento das violências praticadas contra crianças e adolescentes; Pela redução da violência juvenil; Pelo combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas e pela garantia de tratamento especializado em saúde mental; Pela inclusão educacional efetiva; Pelo convívio social saudável, estimulante, interessante, criativo e produtivo; Pela erradicação do trabalho infantil e pela ampliação das oportunidades de qualificação e de inserção profissional dos jovens; Pela ampliação das redes de proteção e de apoio as crianças, aos jovens e às famílias; Pelo fortalecimento das estruturas de defesa dos direitos das crianças, dos adolescentes e dos jovens; Pela participação social da juventude.

Fazendo um paralelo sobre a situação da criança e juventude no Brasil e em Paranavaí, o vice-prefeito destacou os avanços alcançados na cidade. Lembrou que há um esforço conjunto para não permitir que jovens fiquem abandonadas nas ruas. Tanto que a Prefeitura tem disponibilizado uma série de opções, que inclui atividades de contraturno, educação integral, escolinhas de esportes e oficinas culturais. Somente na cultura são feitos mais de 62 mil atendimentos por ano. Já as escolas esportivas recebem recursos de quase R$ 1 milhão por ano e atendem mais de 3.400 alunos.

Felippe avalia que a nova casa de semi-liberdade vai se somar a ações vitoriosas como o CRAS/Programa Sentinela que atende jovens e crianças vítimas de violência e abuso sexual; Casa Lar para atendimento de adolescentes; Pavilhão de plantas medicinais para jovens em medidas sócio-educativas de liberdade assistida e prestação de serviços, bem como aos dois CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), que o município implantou em 2007.

Além dessa estrutura para atendimento direto, a Prefeitura de Paranavaí apóia iniciativas da rede não governamental, dando suporte financeiro para as entidades em ações de contraturno social, dependência química, abandono, entre outras situações de risco. O conjunto das ações valeu a Paranavaí o “Selo Prefeito Amigo da Criança”, concedido pela Fundação Abrinq.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto