Paranavaí consolida relação internacional em viagem ao Japão


  

Audiência com o príncipe-herdeiro Naruhito do Japão, encontro com a família imperial, participação na cerimônia oficial do Centenário da Emigração ao Brasil, visitas aos templos, palestras sobre o cenário econômico japonês e a cultura oriental. Esta foi a rotina da Controladora Geral e Secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Paranavaí, Amélia Kamakawa, que durante os oito dias esteve no Japão a convite do Ministério das Relações Exteriores daquele país.

Amélia foi uma das quatro representantes selecionadas pelo Consulado Japonês de Curitiba - que também tem sob jurisdição o Estado de Santa Catarina - integrou a comitiva oficial de 25 jovens de todo o país (entre 25 a 35 anos), que embarcou ao Japão para uma série de compromissos em comemoração ao centenário da partida dos primeiros japoneses que vieram ao Brasil. “Foi uma honra participar da comitiva oficial e ser umas das representantes do Paraná”, comentou.

A comitiva oficial percorreu as cidades de Tokyo, Yokohama, Hamamatsu, Hiroshima, Kyoto, Kobe, Nara e Osaka. Em cada lugar, uma atividade específica.

A primeira parte da viagem contemplou a questão econômica, a paz mundial e a situação dos brasileiros no Japão. Num segundo momento, a comitiva conheceu mais sobre a cultura oriental, como demonstrações da cultura Zazen, uma ramificação do budismo. Para Amélia, um dos momentos mais emocionantes da viagem foi a participação na cerimônia em comemoração ao Centenário de Emigração Japonesa para o Brasil. A cerimônia foi realizada na cidade de Kobe, local de onde partiu o navio Kasato Maru no dia 28 de abril de 1908. “Passou um filme pela minha cabeça. Imaginar o sofrimento daqueles que estavam deixando o país e ao mesmo tempo o espírito empreendedor e a garra deles”, destacou.

Do Paraná e Santa Catarina, além de Amélia, embarcaram um representante da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, um da Secretaria Estadual de Agricultura do Paraná e outro do IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba). Todas as despesas foram custeadas pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão.

A participação de Amélia Kamakawa na comitiva oficial é mais um passo da relação estabelecida entre Paranavaí e Japão. O primeiro foi dado em 2006, quando o prefeito Mauricio Yamakawa integrou a convite a comitiva oficial do presidente Luís Inácio Lula da Silva àquele país. No mês de junho de 2006, uma comitiva liderada pelo secretário de Educação da cidade de Toyohashi esteve em Paranavaí conhecendo o sistema educacional do município. Em 2007, Yamakawa foi o único prefeito do Brasil convidado pelo Governo Central do Japão a participar de uma missão que conheceu toda a estrutura e funcionamento do governo japonês. Também em 2007, uma professora da rede municipal de ensino foi selecionada para passar seis meses acompanhando o sistema educacional da cidade de Toyohashi.

Agora em 2008, além da visita de Amélia Kamakawa ao Japão, uma outra professora paranavaiense deve embarcar ainda este mês para àquele país. Em agosto, está prevista a visita do prefeito e secretários de Toyhashi a Paranavaí. Uma professora japonesa também vai integrar a comitiva. Ela deve permanecer três semanas conhecendo a estrutura educacional do município.

Além das relações culturais, o intercâmbio com o Japão gerou para Paranavaí resultados concretos, como a construção da unidade de saúde da Chácara Jaraguá. A obra será inaugurada na próxima sexta-feira (dia 16). O empreendimento recebeu patrocínio do governo japonês, fruto de um convênio assinado no Consulado Geral do Japão no Paraná. O Cônsul geral do Japão no estado Soichi Sato participará da cerimônia de inauguração. No mesmo dia, será inaugurado um monumento em homenagem aos 100 anos da Imigração Japonesa na rotatória da Avenida Martin Luther King com a Heitor Furtado.

O prefeito Mauricio Yamakawa lembra que a cidade tem muito a ganhar no relacionamento com outros países e mesmo com outras regiões dentro do Brasil. Conforme reitera, o conhecimento é um dos componentes mais importantes para grandes conquistas. “Temos incentivado o intercâmbio com todo o mundo, uma forma de compreender e também respeitar a cultura de cada povo”, resumiu.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto