Paranavaí é a segunda cidade do Estado com melhor Governança em Saúde


  

Você sabia que todo o atendimento em Saúde que é oferecido para a população depende de várias pilhas de papeis? Para que o município possa oferecer consultas, exames ou qualquer outro procedimento de acompanhamento à saúde do cidadão, é preciso primeiro ter um Plano de Saúde bem elaborado e uma série de documentos que atendam a várias exigências legais. E nesse ponto Paranavaí vai muito bem. A cidade foi apontada pelo Observatório Social do Brasil e pelo TCU (Tribunal de Contas da União) como a segunda do Paraná com melhor Governança em Saúde.

“Hoje, existem 134 observatórios sociais espalhados pelo país. O Paraná tem 32. Dos
municípios que têm Observatório Social instalado no Estado, 16 manifestaram intenção
de participação da primeira Avaliação de Práticas Governamentais da Saúde elaborada
pelo Observário Social do Brasil (OSB) e pelo TCU. Os municípios participantes foram
avaliados em 58 itens, todos relativos à parte de governança, ou seja à parte de
documentação que embasa as ações na área de saúde. Além dos itens que dizem
respeito diretamente à gestão municipal, como o Plano de Saúde e a aplicação correta de recursos, a avaliação também considerou amplamente a atuação do Conselho Municipal de Saúde na fiscalização, garantia de transparência e bom andamento das ações em saúde. Paranavaí conseguiu atender integralmente a 43 dos itens (74%)”, explica a coordenadora do Observatório Social de Paranavaí, Thaís Soares.

Na avaliação, Paranavaí ficou atrás apenas do município de Mandaguari. Também foram avaliadas as governanças em saúde das seguintes cidades: Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Irati, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Matinhos, Medianeira, Palmeira, Palotina, Paranaguá e Ponta Grossa.

Paranavaí ficou com um percentual de avaliação positiva maior que a média do Estado,
que foi de 62% dos itens atendidos. “Nem todos os municípios com Observatório Social
participaram da avaliação. Isso porque em muitas cidades há muita dificuldade de acesso à documentação pertinente aos municípios. Em Paranavaí, a participação da gestão municipal foi exemplar. Assim que solicitamos a lista de documentos, tivemos fácil acesso e muita rapidez no atendimento à nossa solicitação. Foi a primeira vez que o TCU e o OSB realizaram esse tipo de avaliação e o resultado foi muito positivo para Paranavaí, tanto para a gestão municipal quanto para o Conselho. Há itens a serem readequados e melhorados, mas são ajustes muito pequenos e simples, que não tiram o mérito do município”, avalia a coordenadora do Observatório Social.

Para a secretária de Saúde, Andréia Vilar, “esta avaliação foi muito importante para
termos uma dimensão mais precisa de como estamos em relação ao cumprimento da
legislação referente à Saúde, e estamos muito bem. Há melhorias a serem feitas, mas a equipe do município já assinou um Termo de Ajustamento e está trabalhando para fazer a devidas adequações no prazo máximo de 60 dias. Este processo vai ser acompanhado de perto pelo Observatório Social e pelo Conselho de Saúde, que hoje é um grande parceiro do município para que possamos atender a população com a atenção que ela merece”, destacou.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto