Paranavaí estuda propostas para garantir ainda mais qualidade de vida à terceira idade


  

A população brasileira está ficando mais velha. Foi o que afirmou o conselheiro do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso Janary Maranhão Busmman, em palestra ministrada durante a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada em Paranavaí, nesta terça-feira (16/04).

O aumento da expectativa de vida, segundo Busmman, pede ações que beneficiem e garantam maior dignidade para a terceira idade. O evento foi mais uma das alternativas encontradas na busca por mais qualidade de vida para os idosos.

Um dos principais objetivos da conferência foi avaliar o processo de reestruturação e construção da Rede Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Renadi) em Paranavaí. Para isso, os participantes do evento dividiram-se em grupos e debateram sobre eixos temáticos relacionados a direitos, saúde, segurança, esporte, lazer e educação dos idosos. Também assistiram a uma palestra proferida por Busmann, na qual explicou a importância das políticas públicas e do apoio de toda a sociedade na causa dos idosos.

O vice-prefeito de Paranavaí, Rubens Felippe, salientou que é necessário pensar, debater e dizer como os idosos serão tratados, e reiterou a importância de não haver discriminação e exclusão, reconhecendo as particularidades da terceira idade. “Temos uma preocupação constante com a qualidade de vida, implantando o projeto das Academias da Terceira Idade, uma idéia que deu tão certo que já estamos construindo três unidades e devemos fechar o ano com 11 academias”, completou o vice-prefeito.

A secretária de Desenvolvimento Social, Amélia Kamakawa, falou sobre as mudanças estruturais nas famílias e destacou os cuidados dos idosos com a saúde como fatores determinantes para que a expectativa de vida dos brasileiros esteja aumentando. Disse também que é necessário que toda a comunidade se una para encontrar cada vez mais alternativas que resultem em maior qualidade de vida para toda a população. “Grupos de terceira idade, avanços em projetos voltados à saúde e transporte público adequado são algumas conquistas que tivemos em Paranavaí”, ressaltou.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Simone de Moraes Garcia, a conferência é um privilégio porque a cidade tem muitos idosos e muitos grupos de terceira idade. Ela destacou a importância do trabalho do conselho e disse que é importante tratar de questões de saúde, esporte, educação e lazer. “Hoje temos muitas atividades esportivas sendo realizadas em Paranavaí e todas têm grande representatividade, inclusive em eventos fora da cidade.”

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto