Paranavaí ganha Centro de Empreendedorismo e Inovação


  

Estudantes da Unipar e a comunidade de Paranavaí e região terão à disposição um local para aprender sobre negócios e desenvolver ideias. Trata-se do Centro de Empreendedorismo e Inovação, viabilizado pela Unipar e Sebrae/PR. A formalização da parceria ocorreu na última sexta-feira (3/10), com a assinatura do Termo de Cooperação pelas entidades.

O Centro será localizado no campus da Unipar, em Paranavaí, vai funcionar como catalisador das iniciativas empreendedoras da faculdade. Também serão oferecidos cursos em áreas como direito, saúde e gestão, capacitações técnicas e hackathons, disponíveis a estudantes e comunidade em geral. A Unipar será responsável pela coordenação do espaço e o Sebrae/PR contribuirá com metodologia, proposição de ações e conteúdos, para envolver os alunos e a população.

“A premissa é transformar o ambiente da faculdade em um ambiente empreendedor, trabalhando em conjunto para elaborar estratégias de fomento ao empreendedorismo com alunos, professores e a comunidade”, explica o consultor do Sebrae/PR e coordenador do projeto Educação Empreendedora, Weliton Perdomo.

Os resultados dessa iniciativa, segundo o consultor, devem aparecer logo. Isso porque os estudantes do ensino superior traçam caminhos para a atuação profissional e podem empreender até mesmo antes de se formar, gerando emprego e renda. “Trabalhar a educação empreendedora na universidade, incentivando os alunos, é a maneira mais rápida de ter resultados econômicos no curto prazo”, pontua Perdomo.

A diretora do campus da Unipar em Paranavaí, a professora Edwirges Vieira Franco, destaca que o Centro proporcionará conexões. “Os alunos aprenderão conceitos, técnicas e ferramentas, por meio de vivências e troca de experiências, que os possibilitem a desenvolver e gerenciar novos negócios de maneira inovadora”, completa.

A iniciativa também representa uma oportunidade para quem não tem acesso a capacitações, de acordo com o professor e coordenador do Centro Integrado de Apoio a Projetos Empresariais (Ciape), da Unipar, Bruno Oliveira. “Traremos para dentro da universidade pessoas que muitas vezes não conseguem participar de cursos, seja por conta de horário ou outros empecilhos. Junto ao Sebrae/PR, já estamos oferecendo capacitações”, comenta.

Cursos
Já estão disponíveis no Centro de Empreendedorismo e Inovação alguns cursos nas áreas de design gráfico, gestão e direito, entre outros. O propósito é oferecer opções acessíveis ou gratuitas. As opções disponíveis atualmente estão disponíveis no link: http://unipar.engaged.com.br/todos .

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto