Paranavaí inaugura monumento para homenagear centenário da imigração


  

A visita do cônsul geral do Paraná, Soichi Sato, a Paranavaí também foi marcada pela inauguração de um monumento que marca os 100 anos da imigração japonesa ao Brasil.

A homenagem foi erguida na rotatória que dá acesso à Vila Operária e simboliza a união entre os dois países, a amizade construída entre os povos ao longo de todos esses anos e a proteção para que os laços entre japoneses e brasileiros nunca seja desfeito. Para Sato, a homenagem trata-se de uma homenagem não só aos imigrantes japoneses, mas também ao povo brasileiro que sempre recebeu muito bem os descendentes.

Depois de falar sobre a alegria de participar das comemorações dos 100 anos da chegada dos primeiros japoneses ao Brasil, o cônsul disse se sentir honrado por ser recebido de forma tão calorosa pelos paranavaienses. Ele falou sobre a expressiva presença dos descendentes japoneses no Brasil e se mostrou agradecido com as homenagens. “Quero agradecer o município pela construção do monumento que marca as festas da imigração.”

Quem também disse estar emocionado com as homenagens foi o presidente em exercício da Santa Casa de Paranavaí e pioneiro na cidade, Aníbal Ajita. “O monumento é um presente muito importante do prefeito e dos munícipes, mas essa festa não é só da colônia japonesa. É também dos descendentes de outros países que ajudaram a construir a história do Brasil. O monumento servirá de alicerce para nossos descendentes e não apenas para marcar o passado.”

O prefeito de Paranavaí, Mauricio Yamakawa, disse que a construção do monumento foi uma forma de demonstrar que a colônia japonesa tem grande importância para a cidade. “Que ao ver esse símbolo, possamos lembrar do respeito e do amor ao próximo”, destacou. O prefeito também falou sobre a necessidade de manter o intercâmbio cultural entre os dois países, especialmente na área da educação, e disse que tomando como modelo as bases educacionais do Japão, o Brasil pode alcançar excelentes resultados.

O deputado estadual Antônio Teruo Kato também participou da inauguração do monumento. Disse se tratar de um marco histórico na relação entre Brasil e Japão, o que demonstra, mais uma vez, que existe uma convivência pacífica e harmoniosa entre os dois povos. “Que a colônia japonesa em todo o país possa visualizar muitos anos de convivência e que possamos colaborar com a construção de um Brasil com justiça social”, completou Kato.

Terminada a cerimônia de inauguração do monumento, o prefeito Mauricio Yamakawa recebeu o cônsul geral do Japão no Paraná, Soichi Sato, e a consulesa Hiroko Sato em seu gabinete de trabalho para uma breve conversa. Antes, porém, apreciaram o jardim japonês montado no saguão da Prefeitura. Eles foram acompanhados por representantes da colônia japonesa de Paranavaí e se mostraram encantados com a beleza da instalação artística. O jardim deve ficar montado no local até agosto.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto